Num evento de 3 dias mais de 3.800 membros da Comunidade de Educação de Adultos de toda a Europa assistiram à Conferência Online da Comunidade EPALE.
A Comissão Europeia deu a conhecer que a conferência da Comunidade EPALE, realizada nos dias 6, 7 e 8 de outubro 2020, reuniu mais de 3 800 espectadores e registou um total de 500 likes e 465 comentários no Facebook.
A média de 1.250 profissionais de educação de adultos, que participaram a cada dia, demonstra o sucesso deste evento que atingiu o pico de participação, no primeiro dia, com mais de 1700 pessoas a assistir ao vivo à conferência.
A participação nas três sessões plenárias foi possível sem registo, enquanto as vagas limitadas nos workshops atingiram a sua lotação máxima.
As quatro lições imediatas que se retiram, e poderão servir de impulso para futuros projetos Erasmus+ no âmbito do setor Educação de Adultos, são as seguintes:
Uma Aprendizagem combinada (“blended”), entre atividades físicas a virtuais: Não há caminho de volta, a educação de adultos do futuro será mista.
Uma aprendizagem personalizada e feita à medida (“tailored learning”/”customised”): A educação de adultos precisa de ser capaz de se adaptar, ser personalizada para os aprendentes: abranger diferentes grupos-alvo, para diferentes necessidades e horários. Nesse aspeto, a inteligência artificial terá um papel importante.
Formar os profissionais de educação de adultos: Mais do que nunca, formar educadores e formadores de adultos é a chave para uma maior adaptação a novas ferramentas e a novos conteúdos.
Inclusão e exclusão digital: Um grande desafio pela frente passa em como alcançar adultos com background socioeconómico desfavorecido. Em particular para aqueles sem acesso à internet e sem tablets / computadores, ou sem literacia básica e competências digitais.
Mais informação poderá ser obtida através da EPALE community conference
Comments