O ciclo de concertos MUSIC4L-MENTE é lançado com um concerto no Porto, esta quinta-feira, pelas 19 horas, no Mosteiro de São Bento da Vitória, e amanhã em Lisboa, pelas 21 horas, no Teatro Thalia, através de uma iniciativa conjunta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com a Fundação BIAL, em estreita colaboração com o Teatro Nacional São João e a DSCH Associação Musical no âmbito do movimento EXARP.
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, participará nos dois concertos. Com curadoria de Filipe Pinto-Ribeiro, o ciclo MUSIC4L-MENTE decorrerá entre novembro deste ano e junho de 2022, cruzando a música e as neurociências através de concertos de música de câmara com prelúdios científicos sobre a relação entre a música e o cérebro.
Os investigadores internacionais António Damásio, Barbara Tillmann, Hanna Damásio, Maria Majno, Nuno Sousa e Stefan Kölsch juntam-se aos Quartetos de Cordas Michelangelo, Hermès, Cosmos e Gropius e lançam questões sobre as ligações, fisiológica, terapêutica e outras, entre a música e as suas expressões, como o som e o ruído, com o cérebro.
O EXARP é um movimento que reúne, divulga e promove em todo o país centenas de iniciativas exemplares de integração de novos estudantes nas instituições de ensino superior, além de estimular também a criação de novas iniciativas centradas, principalmente, no desporto, cultura e ciência, através do apoio ao nível da comunicação e da organização às entidades promotoras.
Comments