top of page

Ações-Chave

Jovem rapaz a ver o horários dos aviões no aeroporto

Ação-Chave 1

Mobilidade

Projetos de mobilidade para estudantes, formandos, recém-graduados, docentes e profissionais de educação e formação.

OS PROJETOS PODEM SER DESENVOLVIDOS POR UMA ÚNICA INSTITUIÇÃO OU POR UM CONSÓRCIO

A Ação-Chave 1 (KA1) do Programa Erasmus+ promove a formação internacional de estudantes, formandos, docentes e outros profissionais das organizações ligadas à educação e formação. Os projetos podem ser desenvolvidos por uma única instituição ou por um consórcio de instituições portuguesas para formação no estrangeiro. A tipologia de projetos abrange:

ENSINO ESCOLAR E EDUCAÇÃO DE ADULTOS

Os setores do ensino escolar (desde o pré-escolar até ao secundário) e da educação de adultos proporcionam oportunidades de formação dos seus recursos humanos em contexto internacional.

ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Nos setores do ensino superior e do ensino e formação profissional, os projetos podem contemplar mobilidade para formação, tanto de estudantes e formandos, como de profissionais ligados ao ensino e formação.

Estes projetos visam a afirmação das instituições participantes no contexto internacional da educação e formação, o que significa que um projeto tem de se inserir na estratégia de internacionalização da organização (para mais informações, consulte o Guia do Programa)

KA1
Rapaz a trabalhar com máquina de corte

Ação-Chave 2

Parcerias Estratégicas

Projetos de parceria para o intercâmbio de boas práticas ou para a inovação.

VISA QUE AS ORGANIZAÇÕES TRABALHEM EM CONJUNTO PARA MELHORAR A SUA OFERTA PARA OS ESTUDANTES

As Parcerias Estratégicas apoiadas pela Ação-Chave 2 (KA2), Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas, visam que as organizações trabalhem em conjunto para melhorar a sua oferta para os aprendentes e para partilhar práticas inovadoras. Os projetos podem ser de dois tipos:

PARCERIAS PARA A INOVAÇÃO

Parcerias estratégicas de apoio à inovação, que devem desenvolver resultados inovadores e/ou atividades de disseminação e exploração de produtos existentes ou recentemente produzidos, ou de ideias inovadoras.

PARCERIAS PARA O INTERCÂMBIO DE BOAS PRÁTICAS

Parcerias Estratégicas de apoio ao intercâmbio de boas práticas, cujo objetivo principal é permitir que as organizações desenvolvam e reforcem as redes, a sua capacidade de operar a nível transnacional, a partilha e o confronto de ideias, práticas e métodos. As Parcerias Estratégicas na área do ensino superior não poderão apoiar este tipo de projetos.

As Parcerias Estratégicas deverão abordar, no mínimo, uma prioridade horizontal ou uma prioridade específica do principal setor a que o projeto se dirige (para mais informações, consulte o Guia do Programa).

PARCERIAS PARA A INOVAÇÃO

Parcerias estratégicas de apoio à inovação, que devem desenvolver resultados inovadores e/ou atividades de disseminação e exploração de produtos existentes ou recentemente produzidos, ou de ideias inovadoras.

KA2

Ações Centralizadas

O Programa Erasmus+ também financia ações centralizadas nas áreas da educação e formação (consultar Ações centralizadas no site da Agência Executiva). Os interessados nas ações centralizadas deverão contactar a Agência Executiva em Bruxelas.

KA1 – Mobilidade individual para fins de aprendizagem

MESTRADOS CONJUNTOS ERASMUS MUNDUS

Entre outros objetivos, pretendem contribuir para aumentar a qualidade e a atratividade do Espaço Europeu do Ensino Superior e apoiar a ação externa da UE no domínio do ensino superior. Este é um programa de estudos internacional integrado, disponibilizado por um consórcio internacional de IES de diferentes países. A lista de programas comuns financiados ao abrigo do programa Erasmus+ pode ser consultada no portal da Agência Executiva.

AÇÕES CENTRALIZADAS SÃO GERIDAS PELA AGÊNCIA EXECUTIVA

EMPRÉSTIMOS PARA MESTRADO ERASMUS+

Os potenciais estudantes de mestrado que desejem concluir um programa de estudos completo ao nível de mestrado noutro país do Programa podem candidatar-se a um empréstimo com garantia da UE para custear os estudos no estrangeiro.

KA2 – Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas

ALIANÇAS DO CONHECIMENTO

Esta Ação apoia dois tipos de projetos de cooperação:

  • Universidades Europeias, que permitem que os estudantes obtenham um diploma através de estudos em vários países da União Europeia, promovendo a excelência do ensino e investigação e a criação de um Espaço Europeu da Educação.

  • Alianças do Conhecimento, que são projetos transnacionais que visam promover a inovação e estimular intercâmbios de conhecimento entre o ensino superior e as empresas.

PROJETOS DE REFORÇO DE CAPACIDADES NO ENSINO SUPERIOR

Apoiam a cooperação com países parceiros e visam apoiar a modernização e internacionalização de instituições e sistemas de Ensino Superior. São projetos de cooperação transnacional baseados em parcerias multilaterais, principalmente entre instituições de Ensino Superior de países do Programa e de países parceiros elegíveis. Podem dividir-se em duas categorias: 

  • Projetos Conjuntos destinam-se a produzir resultados que beneficiem primordial e diretamente as organizações dos países parceiros elegíveis que participam no projeto;

  • Projetos Estruturais destinam-se a influenciar os sistemas de Ensino Superior e a promover reformas a nível nacional e/ou regional nos países parceiros elegíveis.

ALIANÇAS DE COMPETÊNCIAS SETORIAIS

Visam colmatar lacunas em competências relacionadas com perfis profissionais e apoiam a conceção e implementação de conteúdos de formação profissional e metodologias de ensino e formação profissional. São projetos transnacionais que se baseiam na identificação de necessidades, existentes ou emergentes, em matéria de competências em setores específicos do mercado de trabalho e no melhoramento da adequação dos sistemas de ensino e formação profissional (EFP) às necessidades do mercado de trabalho. Há Alianças de Competências Setoriais vocacionadas para a conceção e implementação de conteúdos de formação conjuntos EFP (lote 1) e Alianças de Competências Setoriais centradas na implementação de uma nova abordagem estratégica para a cooperação setorial em matéria de competências (lote 2).

APOIO A PLATAFORMAS TIC

Inclui o Portal eTwinning, a Plataforma Eletrónica para a Educação de Adultos na Europa (EPALE) e o School Education Gateway, que garantem espaços de cooperação virtual, bases de dados sobre as oportunidades existentes, comunidades de intercâmbio de práticas e outros serviços online para professores, formadores e profissionais no domínio do Ensino Escolar e Educação de Adultos.

PROJETOS DE REFORÇO DE CAPACIDADES NO DOMÍNIO DA JUVENTUDE

São projetos de cooperação entre organizações de Países do Programa e de Países Parceiros ativas na área da juventude que visam melhorar a qualidade do trabalho com jovens e fomentar a cooperação entre Países do Programa e Países Parceiros neste domínio.

Atividades Jean Monnet

MÓDULOS, CÁTEDRAS E CENTROS DE EXCELÊNCIA DE ENSINO E INVESTIGAÇÃO

Visam aprofundar o ensino de disciplinas de integração europeia, no âmbito do currículo oficial das IES e conduzir, acompanhar e supervisionar a investigação de conteúdos relativos à UE para outros níveis educativos, como a formação de professores e o ensino obrigatório.

REDES E PROJETOS DE DEBATE DE POLÍTICAS COM O MUNDO ACADÉMICO

Visam melhorar a cooperação entre IES espalhadas pelo mundo, promover a cooperação e criar uma plataforma de intercâmbio de conhecimentos com intervenientes públicos e com os serviços da Comissão para divulgação de conteúdos da UE, destinados a promover o debate e a reflexão sobre os temas da UE e a melhorar o nível de conhecimentos acerca da UE e dos seus processos.

APOIO A ASSOCIAÇÕES

Para realizar atividades no domínio dos estudos e dos temas da UE e publicitar factos da UE entre um público mais alargado, para promover uma cidadania europeia mais ativa.

Ações Centralizadas
bottom of page