top of page

Boas Práticas

O que são e quais os objetivos da seleção?

A seleção de boas práticas procura identificar os projetos que foram particularmente bem-sucedidos no âmbito do Programa e que se consideram representativos dos diferentes setores da educação e formação, tendo em conta os objetivos, atividades, grupos-alvo e resultados, no sentido de promover o reconhecimento, a visibilidade e o impacto das atividades financiadas e dos resultados alcançados ao abrigo do Erasmus+.

A seleção de boas práticas visa, assim:

  • Aumentar o impacto dos projetos selecionados, transferindo os seus resultados (tangíveis e intangíveis) para outros grupos-alvo, partes interessadas, decisores políticos, etc.;

  • Sinalizar o tipo de projetos que o Erasmus+ apoia no âmbito das suas várias ações-chave;

  • Promover a qualidade na educação e formação, inspirando outros a participar e a desenvolver iniciativas semelhantes (com ou sem o apoio da UE) e que possam, assim, apoiar e acelerar as mudanças através da aprendizagem resultante da partilha de práticas e conhecimento;

  • Possibilitar que as Agências Nacionais e própria Comissão Europeia reconheçam e divulguem as atividades apoiadas e os resultados alcançados pelo Programa.

Como é feita a seleção?
Os exemplos de boas práticas são selecionados anualmente entre os projetos com classificação mais elevada na avaliação do relatório final e que melhor representam os objetivos de cada ação-chave e setor. 
São projetos que se destacam dos demais, não só pela boa gestão financeira, mas também pela sua relevância em termos de prioridades políticas no campo da educação e formação, e pelos resultados alcançados que podem servir de inspiração para outros.
A seleção, de caráter anual, é realizada com base num conjunto de critérios quantitativos e qualitativos estabelecidos pela Comissão Europeia (CE) para o Programa Erasmus+, nomeadamente:

  • projetos com classificação superior a 80% na análise do relatório final;

  • projetos com desempenho qualitativo relevante nas seguintes dimensões: impacto, transferibilidade, inovação, sustentabilidade, comunicação e gestão financeira.

Todos os projetos Erasmus+ classificados como boa prática são identificados como tal na Erasmus+ Project Results Platform, encontrando-se fácil e publicamente acessíveis nesta plataforma da Comissão Europeia. Alguns destes projetos são utilizados como exemplos para ilustrar as ações e os resultados do Programa, quer a nível central (CE), quer a nível nacional. Com os objetivos acima referidos, a Agência Nacional Erasmus+ premeia os melhores exemplos destas boas práticas numa cerimónia pública anual e em ações de divulgação variadas.

Boas Práticas 2021 | Brochura

Boas Práticas 2020 | Brochura

Boas Práticas 2019 | Brochura

Boas Práticas 2018 | Brochura

Boas Práticas 2018

Boas Práticas 2017

Boas Práticas 2016

Boas Práticas 2015

bottom of page