EuroApprentices
A Rede EuroApprentices
1. Rede
EuroApprentices é uma Rede Europeia de Formandos que estiveram em mobilidade no âmbito do Programa Erasmus+, Ensino e Formação Profissional (EFP), e foram selecionados pelas suas Agências Nacionais.
3. Países Parceiros
Alemanha, Áustria, Espanha,
Finlândia, Itália, Malta, Polónia,
Portugal, República Checa, Reino Unido
2. Objetivos
-
Dar à Aprendizagem um rosto e uma história pessoal;
-
Aumentar a visibilidade do Programa Erasmus+ em Portugal, a nível regional e local;
-
Ajudar a motivar outros formandos para participar em mobilidades;
-
Aumentar a atratividade do Ensino e Formação Profissional.
4. Início da Rede
A rede dos EuroApprentices incentiva formandos que efetuaram uma mobilidade de formação profissional no estrangeiro a trabalhar em conjunto a nível nacional e internacional, para encorajar outros colegas a aproveitar as oportunidades do programa Erasmus+ para formandos do EFP.
Todos os anos, a rede EuroApprentices junta formandos num Encontro Anual, realizado em diferentes locais da Europa. O encontro é uma oportunidade para os EuroApprentices partilharem as suas histórias individuais de sucesso de mobilidades no estrangeiro, conhecerem outros formandos e aprendizes europeus e reforçar a sua identidade enquanto Rede Europeia de colegas.
Os dois primeiros encontros da rede EuroApprentices foram realizados na Alemanha em 2017 e na Áustria em 2018, com Malta escolhido como destino para 2019.
Esta é uma oportunidade única para formandos portugueses continuarem a sua experiência e partilhá-la com orgulho, representando a sua instituição de envio e a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.
Os EuroApprentices
EuroApprentice
O EuroApprentice é um ou uma jovem, com mais de 18 anos, que está ou já esteve matriculado ou matriculada numa Instituição de Ensino e Formação Profissional Portuguesa e que participou numa mobilidade no âmbito de um projeto Erasmus+ do Ensino e Formação Profissional, Ação-Chave 1.
Papel do EuroApprentice
O papel do EuroApprentice é aumentar a visibilidade do programa Erasmus+ no seu país de origem e motivar outros formandos, empresas e instituições de EFP a participarem no programa, ao partilhar a sua experiência de aprendizagem em mobilidade no estrangeiro e os benefícios a nível pessoal e profissional. Contará com o apoio e formação da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação (ANE+EF).