As políticas nacionais para a expansão do Ensino Superior através da fundação de novas universidades e, em muitos países, o estabelecimento de um extenso setor universitário, têm sido eficazes na promoção do acesso regional a este nível de ensino.
Esta é a conclusão de um estudo conjunto do Registo Europeu do Ensino Superior (ETER) e da DG Regio sobre o acesso às universidades na EU. ETER é uma base de dados sobre Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem cursos na Europa. Fornece informação sobre descritores e características regulatórias, informações geográficas, estudantes e graduados, pessoal, despesas com IES, atividades de pesquisa e transferência e um conjunto de indicadores pré-definidos que caracterizam as dimensões relevantes das atividades das IES. https://www.eter-project.com/#/home
Combinando as informações sobre a localização das universidades e número de estudantes com a extensão e as características demográficas das cidades europeias, o estudo mostra que, na União Europeia (UE) e na área da Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), uma média de quatro em cada cinco pessoas vive a 45 minutos de automóvel do campus principal de pelo menos uma universidade.
No entanto, numa das cinco regiões NUTS-3, a maioria da população não consegue chegar a uma universidade em 45 minutos. Estas regiões representam 14% da população da UE, mais a população da EFTA.
A maioria das regiões com baixo acesso a uma universidade situa-se nos Estados-Membros orientais.
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