Num mundo em constante mudança. Onde as alterações se fazem a um ritmo alucinante. Nós também precisamos de mudar e de nos adaptar constantemente às exigências do presente e principalmente do futuro.
Esta adaptação exige que cada um de nós desenvolva novos conhecimentos e novas competências, e que o façamos ao longo das nossas vidas.
Em maio de 2018, o Conselho da União Europeia adotou uma recomendação que estabelece competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida e que permitem aumentar a capacidade de adaptação ao mundo em mudança.
Essas competências são fundamentais para:
a realização e satisfação pessoal;
o nosso desenvolvimento e para melhorar a relação com os outros;
aprender a aprender e continuar a ser empregável.
Claro que estas também são essenciais para nossa inclusão social e nossa participação cívica na sociedade. Seguindo esta recomendação, o CCI, em colaboração com o departamento da Comissão para a Educação, Juventude, Desporto e Cultura (EAC), desenvolveu o LifeComp.
O LifeComp
O LifeComp é uma estrutura para estabelecer um entendimento compartilhado das competências-chave “pessoal, social e de aprender a aprender”.
É uma estrutura conceptual, não prescritiva e pode ser utilizada como base para o desenvolvimento de currículos e atividades de aprendizagem.
O LifeComp procura ajudar as pessoas a libertar seu potencial dinâmico, a autorregular as suas emoções, pensamentos e comportamentos.
O objetivo é construir uma vida com significado, lidar com a complexidade, ser indivíduos prósperos, agentes sociais responsáveis e alunos reflexivos ao longo da vida.
LifeComp descreve nove competências que podem ser aprendidas por todos na educação formal, informal e não formal.
9 competências que podem ser aprendidas por todos
Autorregulação: consciencialização e gestão de emoções, pensamentos e comportamentos;
Flexibilidade: capacidade de gerir transições e incertezas e enfrentar desafios;
Bem-estar: procura da satisfação com a vida, cuidados com a saúde física, mental e social e adoção de um estilo de vida sustentável;
Empatia: o entendimento das emoções, experiências e valores de outra pessoa e o fornecimento de respostas apropriadas
Comunicação: uso de estratégias de comunicação relevantes, códigos e ferramentas específicos de domínio, dependendo do contexto e do conteúdo;
Colaboração: pertencer ao grupo e saber estar ligado às suas atividades e saber trabalhar em equipa, reconhecendo e respeitando os outros;
Mentalidade de crescimento: crença no potencial de um e de outros para aprender e progredir continuamente;
Pensamento crítico: Avaliação de informações e argumentos para apoiar conclusões fundamentadas e desenvolver soluções inovadoras
Gestão da aprendizagem: planeamento, organização, monitorização e revisão da própria aprendizagem
A árvore de competências do LifeComp descreve nove competências, organizadas em três áreas: a área "pessoal" (P1, P2, P3), a área "social" (S1, S2, S3) e a área "aprender a aprender" (L1, L2 , L3)
©EU 2020, creative commons (CC BY 4.0)
Para saber mais leia aqui o relatório completo LifeComp: O quadro europeu para o desenvolvimento pessoal, social e de aprendizagem das competências essenciais
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