As Instituições de Ensino Superior (IES) Portuguesas têm beneficiado da abertura do Programa Erasmus+ a países parceiros fora da União Europeia, verificando-se um aumento da sua participação entre 2015 a 2017.
O número de projetos envolvendo IES praticamente duplicou, passando de 13 em 2015 para 24 em 2017. Seguindo esta tendência, o número de estudantes, docentes e pessoal não docente em mobilidade para países fora do espaço Europeu mais do que duplicou, de 221 em 2015 para 521 em 2017.
O número de projetos selecionados para Mestrados conjuntos Erasmus Mundus envolvendo IES Portuguesas também aumentou de 3 em 2014 para 11 em 2017.
Nas áreas de Reforço de Capacidade e de Atividades Jean Monet, ainda há um caminho a percorrer para reduzir a diferença entre o número de projetos aprovados envolvendo IES Portuguesas e o total de projetos aprovados.
Há mais de 30 anos que os estudantes, docentes e pessoal não docente das IES Portuguesas beneficiam da possibilidade de efetuar mobilidades para outras IES Europeias ao abrigo do Programa Erasmus.
Desde 2015, o Erasmus+ também permite mobilidades para e de fora da União Europeia, que permite, por exemplo, que os estudantes usufruam de um período de estudos numa universidade estrangeira por um período entre 3 a 12 meses e obtenham os créditos que são reconhecidos na sua instituição de origem como parte de seu plano de curricular.
Comments