top of page
Buscar

VI Seminário Erasmus+ Equidade e Inclusão


A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação (ANE+EF) tem vindo a desenvolver um trabalho ímpar na área da inclusão e da promoção das potencialidades do Programa Erasmus+ junto dos públicos com menos oportunidades, através do trabalho desenvolvido pelo conjunto de trabalhadoras da ANE+ EF, que constituem o Grupo de Trabalho Equidade e Inclusão. Atuando na base da Estratégia de Equidade e Inclusão da Agência Nacional Erasmus+, para além de um conjunto de iniciativas e atividades que foram desenvolvidas ao longo do ano, a ANE+EF realizou, no dia 30 de novembro, o VI Seminário Erasmus+ Equidade e Inclusão potencialidades do programa Erasmus+. Este ano, num formato híbrido, o evento ganhou uma dimensão internacional, não só com a participação de vários oradores internacionais, mas também porque foi transmitido para todo mundo através das redes sociais, com tradução integral em inglês.

Num evento que teve a duração de 6 horas, a abertura ficou a cargo do Diretor da Escola Profissional Amar Terra Verde, João Nogueira, da Diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, Ana Cristina Perdigão, e da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes. O evento contou com várias temáticas como diversidade e mobilidade, igualdade e não discriminação, acessibilidade, oportunidades do Programa Erasmus+, internacionalização e inclusão e diversidade e inclusão, onde onze oradores, com créditos reconhecidos, apresentaram as suas ideias e experiência neste caminho tão difícil, mas ao mesmo tempo gratificante pelos resultados que têm sido alcançados.

Destas intervenções destaca-se a apresentação de ferramentas, instrumentos e projetos que, com um enquadramento europeu, acabam por estimular a diversificação da oferta do programa, encorajam a participação dos estudantes ao mesmo tempo que providenciam o suporte necessário aos estudantes , e a referência às barreiras ainda existentes e a uma luta de muitos anos para tentar quebrar barreiras, trazer conhecimento e dar voz a muitas pessoas que vivem no silêncio. No decorrer do evento foram ainda entregues os Prémios Inclusivos E+, uma ferramenta criada pela Agência Nacional para promover e dar destaque às instituições, uma de cada setor de ensino, que se destacaram pela sua atuação no campo da Igualdade e Inclusão. Neste evento foram ainda apresentados 5 vídeos sobre os Role Models e respetivas Câmaras Municipais que ao longo das duas edições da Iniciativa Europeia Network of Role Models foram dando um contributo fundamental na implementação da Estratégia de Equidade e Inclusão da Agência Nacional Erasmus+, que, com esforço, nos seus territórios, alteraram paulatinamente mentalidades em prol da inclusão sempre com a chancela do Programa Erasmus. Depois dos discursos de encerramento da Coordenadora Erasmus+, Carla Ruivo, e da Diretora Adjunta da ANE+EF, Manuela Portela, fomos presenteados com a atuação de duas sopranos, Raquel Fernandes e Liliana Nogueira. Se não teve oportunidade de assistir ao evento em direto, faça-o na nossa página de Youtube.

Commentaires


bottom of page