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Lápis
Mala
Chapéu Universitário
Certificado

Objetivos do setor

No contexto do Programa Erasmus+ entende-se por:

  • Ensino e Formação Profissional: o que visa equipar as pessoas com os conhecimentos, saberes, competências e/ou aptidões necessários em determinadas profissões ou, de um modo mais geral, no mercado de trabalho, podendo ser inicial ou contínuo.

  • Formandos: os aprendentes deste setor.

O Ensino e Formação Profissional tem uma contribuição clara para a motivação e desempenho dos jovens formandos.

EMPREGABILIDADE

Facilitar o desenvolvimento pessoal e a empregabilidade, requerendo sólidas parcerias entre o ensino e o meio laboral.

MOBILIDADE

Reforçar o caráter atrativo do ensino e formação profissional na mobilidade de formandos e trabalhadores.

QUALIFICAÇÕES

Apoiar os intervenientes no ensino e aprendizagem profissionais em ações de formação e/ou aperfeiçoamento na aquisição e utilização de conhecimentos, competências e qualificações em contexto de trabalho.

MERCADO DE TRABALHO

Aumentar a adequação da Educação e Formação Profissional (EFP) ao mercado de trabalho.

COMPETÊNCIAS

Aumentar a adequação de competências e reduzir a escassez de mão-de-obra nos setores económicos, através da adaptação dos currículos e dos perfis de qualificações adquiridas e do estabelecimento de parcerias estáveis entre os prestadores de EFP e os agentes económicos, incluindo os parceiros sociais, as agências de desenvolvimento, os organismos dos sistemas de inovação e as Câmaras de Comércio e associações setoriais.

TRANSPARÊNCIA

Aumentar a transparência e a confiança mútua entre os sistemas de EFP através da racionalização e execução coerente, a nível nacional, das recomendações do “European Credit System for Vocational Education and Training” (ECVET) e do “European Quality Assurance in Vocational Education and Training” (EQAVET).

INCLUSÃO

Apoiar a promoção do ensino e formação profissionais permanentes, de fácil acesso e orientados para a carreira, incluindo para as pessoas menos suscetíveis de participar nestas atividades de aprendizagem.

FORMADORES

Promover o desenvolvimento das capacidades e competências dos docentes e formadores, com especial ênfase na formação no local de ensino, na criação de parcerias entre professores de escolas e formadores em empresas e na formação de formadores nas empresas.

Ação-Chave 1: Mobilidade

Projetos de mobilidade para fins de aprendizagem de formandos e pessoal das organizações de EFP que podem englobar os seguintes tipos de atividades no estrangeiro:​​​

Mobilidade de formandos e

recém diplomados

(até 12 meses após a

conclusão da formação)

  • Colocação em institutos de formação profissional ou em empresas;

  • Colocação de longa duração em institutos de formação profissional ou em empresas (ErasmusPro).

Candidatos

Qualquer organização, pública ou privada, ativa nos domínios do ensino e formação profissional, que envie formandos e membros do pessoal para o estrangeiro; o coordenador de um Consórcio de Mobilidade Nacional.

Ação-Chave 2: Parcerias Estratégicas

Uma parceria estratégica é transnacional, destinada a desenvolver iniciativas orientadas para um ou mais domínios de educação e da formação; envolve no mínimo três organizações de três países do Programa; permite que as organizações participantes adquiram experiência de cooperação internacional e fortaleçam as suas capacidades e/ou que produzam resultados tangíveis inovadores e de elevada qualidade, com impacto a nível individual e institucional.

  • Parcerias estratégicas para a promoção da inovação;

  • Parcerias estratégicas para o intercâmbio de boas práticas.

Tipos de Parcerias

Formandos, docentes e não docentes de entidades de formação profissional. Mobilidade para atividades de formação:

  • aprendizes e formandos de EFP em mobilidade mista;

  • formandos de todas as faixas etárias, acompanhados de pessoal da instituição, em intercâmbios de curto prazo;

  • professores e formadores em missões de ensino ou formação;

  • pessoal em eventos de formação conjunta.

Participantes

Organização, pública ou privada, ativa em qualquer domínio da educação e formação, ou ligada ao mercado de trabalho; organizações que realizem atividades transversais em diferentes domínios (por exemplo, empresas, Câmaras de Comércio, ONG); qualquer organização estabelecida num país do Programa; as organizações de países parceiros podem participar como parceiras (mas não como candidatas), desde que essa participação acrescente valor ao projeto.

Candidatos

Documentação de apoio

Vocational Education and Training flyer

VET Charter brochure

VET Charter flyer

National Catalogue of Qualifications

 

Work-based learning TOOLKIT

CEDEFOP (European Centre for the Development of Vocation Training)

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