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As Universidades Europeias são alianças transnacionais entre instituições de ensino superior que têm a ambição de vir a ser as universidades do futuro ao promovem os valores europeus e ao aumentarem a qualidade e competitividade do ensino superior europeu, contribuindo também para a resiliência e recuperação europeias.

Para apoiar este processo, a Comissão Europeia, no âmbito do programa Erasmus+, lançou já três convites à apresentação de candidaturas para financiamento dos projetos desenvolvidos no seio das alianças, estando o terceiro desses convites atualmente aberto.

Estas alianças devem:

  • incluir parceiros de todos os tipos de instituições de ensino superior e abranger uma vasta área geográfica em toda a Europa;

  • assentar numa estratégia comum de longo prazo, que visa a sustentabilidade, a excelência e os valores europeus;

  • oferecer programas curriculares conjuntos, centrados nos estudantes e ministrados em campus interuniversitários, que permitirão a um corpo estudantil diversificado criar os seus próprios programas e ter uma experiência de mobilidade em qualquer nível de estudo;

  • adotar uma abordagem baseada em desafios que seja propícia à cooperação entre estudantes, pessoal académico e parceiros externos no âmbito de equipas pluridisciplinares, com vista a responder às grandes questões que a Europa enfrenta atualmente.

CONVITE 2022 ERASMUS+

Está a decorrer o convite à apresentação de candidaturas à Iniciativa Universidades Europeias (Call 2022) que disponibiliza um orçamento de 272 milhões de euros.

Este convite está estruturado com base em dois tópicos:

Tópico 1 - Intensificar as alianças de cooperação transnacional existentes

Este tópico surge com o intuito de apoiar as alianças de cooperação já existentes, apoiando os projetos que revelem profunda cooperação interinstitucional, incluindo, mas não limitado, as alianças de Universidades Europeias selecionadas na call de 2019.

O objetivo é que a partir da cooperação já existente sejam aprofundadas, intensificadas e expandidas as relações interinstitucionais, por forma a cimentar a visão de longo prazo das Universidades Europeias    

Tópico 2 - Desenvolvimento de novas alianças de cooperação transnacional

Este tópico tem como objetivo apoiar as instituições de ensino superior que pretendam criar novas alianças de cooperação no âmbito das Universidades Europeias.

O prazo para a apresentação de candidaturas é 22 de março de 2022.

As candidaturas podem ser apresentadas aqui.

ALIANÇAS EXISTENTES

Após dois convites à apresentação de candidaturas, em 2019 e 2020, constituíram-se 41 Universidades Europeias.

No primeiro convite, de 2019, foram financiadas 17 alianças, envolvendo 115 instituições de ensino superior de 24 Estados-Membros, entre as quais 3 portuguesas.

Lista completa de Universidades Europeias aprovadas em 2019

 

Do convite de 2020, nasceram 24 novas alianças que congregam 165 instituições de ensino superior oriundas de 26 Estados-Membros.

Destas 24 alianças, 7 contam com a participação de instituições portuguesas que assumem papel de coordenadores em 3 das Universidades Europeias.

Lista completa de Universidades Europeias aprovadas em 2020

UNIVERSIDADES EUROPEIAS COM PARTICIPAÇÃO NACIONAL

Vídeo de Apresentação

Universidades Europeias coordenadas por IES Nacionais

  • O que é o #erasmusdays?
    O #Erasmusdays é uma iniciativa europeia destinada a promover o Programa Erasmus+ em todo o mundo e a dar visibilidade às atividades organizadas pelos beneficiários do programa. São três dias de celebração, partilha de experiências, promoção e valorização dos benefícios que a Europa oferece através do programa Erasmus+, numa verdadeira dinâmica à escala europeia. Visite o site do Erasmusdays 2021
  • What is Erasmus+?
    It is a European Union programme that encompasses the areas of education, training, youth and sport.
  • O que é o Erasmus+?
    É um programa da União Europeia que abrange as áreas da Educação, Formação, Juventude e Desporto.
  • O que é o ECVET?
    O Sistema Europeu de Créditos do Ensino e da Formação Profissional (ECVET) é um instrumento europeu que se constitui como um quadro técnico de referência para os processos de transferência, reconhecimento e acumulação de resultados de aprendizagem, num contexto de mobilidade. Define um conjunto de princípios e disponibiliza ferramentas que facilitam o processo de reconhecimento de competências com vista à obtenção de uma qualificação. O ECVET aplica-se a todos os resultados obtidos por um individuo, nos diferentes percursos de educação e formação, sendo depois transferidos, reconhecidos e acumulados com o objetivo de obter uma qualificação. Torna mais fácil também os processos de comparabilidade e compatibilidade entre os vários sistemas nacionais de qualificações, promovendo a mobilidade transnacional e o acesso à aprendizagem ao longo da vida.
  • Benefícios para os formandos
    Permite obter resultados concretos de aprendizagem, referenciados a uma equivalência a um programa ou qualificação existente de EFP pelo que torna mais motivante e atrativa uma experiência de mobilidade. O facto de permitir o reconhecimento formal das aprendizagens obtidas em período de mobilidade, significa que o formando não necessitará de repetir os mesmos conteúdos ou unidades de formação, quando regressar. Adotar o ECVET significa documentar e evidenciar as novas competências adquiridas e dar garantia de qualidade e rigor ao processo. Constituirá uma mais valia no contexto de procura de emprego.
  • Quando começou?
    Os #Erasmusdays tiveram início em 2017, impulsionados pela Agência Nacional Erasmus+ Francesa, para marcar o 30º aniversário do programa Erasmus. Na primeira edição dos #Erasmusdays participaram 11 países, num total de 650 eventos. Em 2018 o número de países participantes mais do que triplicou e os #ErasmusDays chegaram a 39 países onde foram realizados mais de 1400 eventos. Em 2019 foram realizados 3995 eventos em 53 países. Nos dias 15, 16 e 17 de outubro de 2020, foram realizados 5 024 eventos em 84 países, o que demonstra um sucesso sem precedentes. Se quiser mais informação sobre os #erasmusdays2020 consulte o documento Discover #Erasmusdays 2020: coverage & impact Nas quatro primeiras edições o #erasmusdays conseguiram dar a conhecer vários participantes e beneficiários do programa, assim como dar visibilidade a milhares de projetos Erasmus+. Foi uma oportunidade para mobilizar diferentes instituições e os seus participantes, como escolas, centros educativos, instituições públicas e privadas, empresas, associações e outras, assim como, unir os países da Europa e do resto do mundo em torno da marca Erasmus. Em Portugal temos vindo a crescer nos números de eventos e em 2020, apesar das condicionantes da pandemia, atingimos um número record de 189 eventos.
  • Who can benefit from Erasmus+?
    The Programme is designed for large numbers of people and organisations, but individuals may not benefit directly; they can only do so through the institutions to which they are linked to.Entities that may apply are contingent upon their action and sector, but in general, applicants are organisations with activities in the fields of education, training, youth and sport, whether public or private. For example: associations, NGOs, schools, higher education institutions, professional schools, companies, public entities, cultural organisations, libraries, museums, etc.
  • A quem se destina o Erasmus+?
    O Programa dirige-se a um número elevado de pessoas e organizações, mas as pessoas individuais não podem usufruir diretamente, conseguindo beneficiar apenas através das instituições a que estão ligadas. As entidades que podem candidatar-se dependem da Ação e setor, mas, de um modo geral, serão aquelas que têm atividades nos campos da educação, formação, juventude e desporto, quer sejam públicas ou privadas. Por exemplo: associações, ONGs, escolas, instituições de ensino superior, escolas profissionais, empresas, organismos públicos, organizações culturais, bibliotecas, museus, etc.
  • Benefícios para as Instituições FP/profissionais
    Permite melhorar a conceção e a qualidade dos projetos de mobilidade oferecidos, em especial através da utilização de unidades de resultados de aprendizagem que dão suporte à demonstração das competências adquiridas. Permite desenvolver e consolidar parcerias transnacionais a longo prazo; facilita a participação dos aprendentes e melhora os processos de reconhecimento e a qualidade dos serviços educativos prestados e da oferta formativa em geral. Constitui uma oportunidade para os prestadores de educação e formação de partilhar conhecimentos com os seus pares noutros países europeus, de uma forma mais consistente e continuada.
  • Quando se comemora?
    A edição de 2021 terá lugar pela Europa e no resto do mundo nos dias 14, 15 e 16 de outubro e nesta edição, com o vosso contributo, contamos ter a maior participação Portuguesa de sempre.
  • How can people benefit from Erasmus+?
    Organisations can apply for funding within the deadlines established annually and by following designated procedures.Individuals should seek information from the institutions to which they belong.
  • Como beneficiar do Erasmus+?
    As organizações podem candidatar-se a financiamento, nos prazos estabelecidos anualmente e de acordo com os procedimentos indicados. Os indivíduos devem dirigir-se às instituições a que estão ligados.
  • Aplicar o ECVET num processo de mobilidade
    As organizações de EFP podem decidir aplicar o sistema ECVET no âmbito das suas atividades de mobilidade, pois facilita o processo de acumulação e a transferência de créditos atribuídos aos resultados de aprendizagem de um sistema de qualificações para outro. O reconhecimento de competências e a atribuição de créditos no sistema ECVET decorre da estruturação da formação em unidades de resultados de aprendizagem, «o enunciado do que um aprendente sabe, compreende e é capaz de realizar aquando da conclusão de um processo de aprendizagem». A cada Unidade, é atribuído o crédito pré-definido que, num processo de reconhecimento de aprendizagens obtidas num determinado período de mobilidade, pode não abranger toda uma unidade e corresponder apenas a uma percentagem de valoração para a atribuição do mesmo. O conjunto de resultados de aprendizagem, expectáveis para a unidade correspondente e acordados previamente entre os parceiros, que o aprendente poderá obter num processo de mobilidade, resultará numa avaliação e terá o reconhecimento equivalente no seu percurso de formação. O Sistema ECVET funciona em conjunto com o Quadro Europeu de Qualificações e referencia-se ao Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ). Para verificar se o seu curso se encontra já referenciado ao CNQ e o referencial base para associar uma determinada pontuação às aprendizagens obtidas num período de mobilidade consulte aqui. No âmbito de um projeto de parcerias estratégicas financiado pelo programa Erasmus+ foi desenvolvido também um website que disponibiliza informação pertinente e todo um conjunto de instrumentos práticos para a aplicação do sistema ECVET em projetos de mobilidade. Facilita ainda, para os utilizadores que se registarem, um espaço comum de partilha de informação entre parceiros de um determinado projeto Erasmus+ para estruturação de um projeto e do processo inerente à aplicação ao mesmo do sistema ECVET. Fundamental ter em conta que o ECVET em projetos de mobilidade obriga a um trabalho sequencial, implica rigor, confiança mútua e comunicação constante entre todos os envolvidos ANTES, DURANTE e APÓS a mobilidade. Utilize a ferramenta.
  • How is an Erasmus+ application prepared?
    Projects funded by the Programme must comply with the objectives and format of the relevant action and sector. Activities to be developed must be relevant, of high quality, sustainable and transnational. Applicants must know: the rules that the application must follow by consulting the Programme Guide; which entities in other countries receive participants or are available to work in partnership; for this purpose there are plataforms that help find partners, hosting entities and courses; candidates may also apply for participation in transnational activities, such as contact seminars, that encourage contact with entities from other Programme countries that may be interested in participating in Erasmus+ partnerships.
  • Quais são os objetivos?
    O principal objetivo do #Erasmusdays é a mobilização da comunidade Erasmus+, antigos e novos beneficiários e/ou participantes, para que através de atividades e eventos de comunicação, divulgação e disseminação possam partilhar as suas experiências de mobilidade e/ou cooperação e partilha de boas práticas. Tudo para promover o Programa Erasmus+ junto da comunidade local, nacional ou mesmo internacional, disseminar os impactos e resultados dos projetos existentes, passando a palavra àqueles que nunca tiveram uma experiência internacional.
  • Como elaborar uma candidatura ao Erasmus+?
    Os projetos financiados pelo Programa têm de corresponder aos objetivos e formato da Ação e setor em que se enquadram. As atividades a desenvolver devem ser relevantes, de qualidade e sustentáveis e transnacionais. Será necessário conhecer: as regras a que a candidatura em causa deve obedecer, através da consulta do Guia do Programa); entidades de outros países que recebam os participantes ou que estejam disponíveis para trabalhar em parceria; para este efeito existem plataformas que ajudam a encontrar parceiros e entidades de acolhimento ou cursos; é, também, possível a candidatura à participação em atividades transnacionais, como Seminários de Contacto, que promovem o contacto com entidades de outros Países do Programa interessadas em participar em Parcerias Erasmus+.
  • How does one find out the meaning of certain concepts associated with the Erasmus+ Programme?
    By consulting the glossary of terms as shown in Annex III to the Guide.
  • Como saber o significado de alguns conceitos associados ao Programa Erasmus+?
    Consultando o Glossário de termos que constitui o Anexo III ao Guia.
  • Quem pode participar?
    O #Erasmusdays é aberto a todos os beneficiários no âmbito da educação e Formação (Universidades, escolas, centros de formação, associações, instituições públicas ou privadas, entidades publicas, etc.) e participantes diretos e indiretos (Estudantes, alunos, formandos e aprendentes, professores, formadores, pessoal não docente, pais, etc.) que pretendam evidenciar a sua experiência Erasmus+.
  • What are Centralised and Decentralised Actions?
    Centralised actions are managed by the Education, Audiovisual and Culture Executive Agency (EACEA) in Brussels. Decentralised actions are managed by the National Agencies in the Programme countries.
  • Como pode participar?
    A promoção dos eventos está nas vossas mãos. Não há barreiras à criatividade de cada dinamizador de eventos e o limite está na capacidade de cada pessoa ou instituição. Pense na sua agenda, na sua capacidade de mobilização, de unir os pontos e dar visibilidade ao seu ou seus projetos. Qualquer organizador é livre criar um evento que pode ser de um, dois ou três dias. Ter uma pequena, média ou grande dimensão. Claro que para além de poder organizar o seu evento #erasmusdays, pode também participar em outro ou outros eventos já existentes, procurar parceiros para dinamizar eventos em vários locais ou até mesmo apenas participar com um evento digital com toda uma envolvente de comunicação criada à volta da troca de experiências em redes sociais, assentes na hashtag #Erasmusdays. As condicionantes provocadas pela crise covid-19 e a indefinição das situações sanitárias em cada país, e em especial em Portugal, levam a que seja importante ter em mente a possibilidade de realizar eventos virtuais. Neste sentido, encorajamos a preparação de eventos presenciais, virtuais e mistos, por forma a garantir que em qualquer situação não deixam de celebrar o vosso #ErasmusDays.
  • O que são Ações Centralizadas e Ações Descentralizadas?
    As Ações Centralizadas são geridas pela Agência Executiva para a Educação, Audiovisual e Cultura (EACEA) em Bruxelas. As Ações Descentralizadas são geridas pelas Agências Nacionais dos Países do Programa.
  • Que tipo de eventos pode realizar?
    Eventos Presenciais: Debates; Conferências; Reuniões; Exposições; Concursos; Desfiles; Concertos; Atividades desportivas; Seminários; Flashmobs; entre outros. Eventos Virtuais: Programas de Rádio; Criar canais virtuais (redes sociais para promover ou mesmo organizar o evento, como canais de Youtube, páginas de Facebook, Instagram, etc. Promover testemunhos: Incentivar os participantes nos vossos projetos a dar o seu testemunho, por escrito e fotos ou em gravação vídeo, e transmitir o que ganhou com a experiência Erasmus+; Realizar Live events, seja no Instagram ou facebook, onde terão uma maior cobertura, mas também noutras plataformas, como Youtube. Gravem estes eventos e disponibilizem-nos a todos; Criem um programa online para estes 3 dias e façam vários lives sobre as mais variadas temáticas, com entrevistas, passagem dos vídeos de testemunhos, entre outros conteúdos. Concursos ou desafios. Criar um Blog e promover a sua visita e leitura. Crie histórias, publique testemunhos, fotos, vídeos, etc. Realizem uma exposição online: Fotografias, arte, moda, etc. tudo isto pode ser feito online e os documentos podem ser disponibilizados numa nuvem ou através de wetransfer; Desenvolvam questionários online, com google forms ou forms da Microsoft qualquer um pode criar o seu próprio questionário e tentar identificar a perceção da comunidade sobre a cidadania Europeia, educação na Europa, programa Erasmus, Europa depois da Covid-19, impacto da Covid-19 nas mobilidades na europa, etc. e partilhar os resultados no site e que sabe promover um debate on-line sobre os mesmos; Fazer um ou mais jogos no Kahoot: plataforma on-line de construção de jogos sobre qualquer temática, criando as perguntas, colocando as imagens, etc. promovendo a aprendizagem através da diversão e competição saudável. Pode ser interessante para uma interação on-line; Realizar conferências online ou webinar; Foruns de discussão; Entre outros.
  • Os eventos são para quem?
    Destinam-se ao público em geral ou a públicos específicos, a escolha é sua. As ações podem ser realizadas ou dinamizadas na instituição, ao ar livre ou on-line e podem ter um caracter tanto formal quanto informal, é sempre uma decisão dos organizadores.
  • Existem temas específicos a promover nos eventos?
    Para 2021, as temáticas continuam a ser livres. Poderão continuar a apostar na promoção dos vossos projetos, num olhar sobre o passado recente, e realizar eventos relacionados com as temáticas dos mesmos, ou podem optar por preparar o futuro, influenciando a construção de uma europa mais forte, onde propomos que idealizem eventos relacionados com as prioridades do Programa Erasmus+: Inclusão social; Green Erasmus; Participação na vida democrática; Transformação Digital. Deixamos ainda outras sugestões de temas: Aprendizagem à distância; Mobilidade virtual; Uso de novas tecnologias; Reflexão sobre a crise COVID e o impacto no Programa Erasmus+; Solidariedade;
  • A participação é voluntária?
    Sim, a participação de qualquer pessoa ou instituição é a título voluntário. Apenas pedimos que os eventos estejam imbuídos do espírito de partilha e que sejam uma forma de promoção do Programa Erasmus+.
  • O que pode fazer a agência nacional erasmus+ educação e formação?
    Podemos apoiar todos os participantes através da promoção dos vossos eventos nossos canais de comunicação (site, Facebook, Youtube, Instagram), bastando para tal que nos enviem um e-mail com a solicitação para comunicacao@erasmusmais.pt, ou que nos identifiquem no facebook @anerasmusmais ou Instagram @erasmusmais_ef.
  • Quais são as Ações geridas pela Agência Nacional Portuguesa para a Educação e Formação?
    Ação-Chave 1 – Mobilidade Individual para Aprendizagem (KA1): Ensino escolar (KA101) Ensino e formação profissional (KA102, KA109 e KA116) Ensino superior (KA103 e KA107) Educação de adultos (KA104) Ação-Chave 2 – Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas (KA2) - Parcerias Estratégicas com principal enfoque em Ensino escolar (KA201 e KA229) Ensino e formação profissional (KA202) Ensino superior (KA203) Educação de adultos (KA204)
  • What are the Actions managed by the Portuguese National Agency for Education and Training?
    Key Action 1 – Learning Mobility of Individuals (KA1): School Education (KA101) Vocational Education and Training (KA102, KA109 and KA116) Higher Education (KA103 and KA107) Adult Education (KA104) Key Action 2 – Cooperation for Innovation and the Exchange of Good Practices (KA2) – Strategic partnerships: School Education (KA201 and KA229) Vocational Education and Training (KA202) Higher Education (KA203) Adult Education (KA204)
  • Besides KA1 and KA2 projects, are there other types of funding managed by the National Agency for Erasmus+ Education and Training?"
    Yes. There are Transnational Cooperation Activities – TCA. People linked to organisations eligible to participate in the Erasmus+ Programme can apply to the NA to take part in one of these activities in a Programme country to gain a clearer understanding of the Key Actions, to explore education and training themes, to exchange practices and experiences and to meet potential partners for future Erasmus+ projects. TCA that promote meetings of different organisations from the Programme countries interested in developing Erasmus+ partnership projects are called Contact Seminars.
  • Para além dos projetos KA1 e KA2, existem outros tipos de financiamentos geridos pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação?"
    Sim. Existem as Atividades de Cooperação Transnacional (Transnational Cooperation Activities – TCA). As pessoas ligadas a organizações que podem participar no Programa Erasmus+ podem candidatar-se junto da AN E+ EF à participação numa destas atividades num País do Programa, com o objetivo de conhecer melhor as Ações-Chave, de explorar temáticas no âmbito da educação e formação, de trocar práticas e experiências e de conhecer entidades potencialmente parceiras em futuros projetos Erasmus+. Designam-se Seminários de Contacto as TCAs que promovem o encontro de organizações de diversos Países do Programa interessadas em desenvolver projetos de parceria Erasmus+.
  • O que são Consórcios?
    Consórcios são parcerias ou grupos de organizações que se juntam para realizar um projeto. No âmbito das Ações geridas pela AN E+ EF, estes grupos são constituídos por um mínimo de três instituições portuguesas e podem candidatar-se a todos os setores da KA1. No caso do Ensino Superior, a candidatura ao projeto e financiamento (KA103 ou KA107) tem de ser precedida da candidatura e aprovação da certificação do consórcio (KA108).
  • What are consortia?
    Consortia are partnerships or groups of organisations that come together to implement a project. For Actions managed by the E+ ET NA, these groups are comprised of a minimum of three Portuguese institutions and can apply in all KA1 sectors. In the case of Higher Education, the application for the project and funding (KA103 or KA107) must be preceded by the application and approval of the consortium’s certification (KA108).
  • How is project funding calculated?
    Funding is done by headings; The majority of headings are calculated as unit costs, whose amount depends on the activities carried out and not on their cost; The headings “Special Needs Support” and “Exceptional Costs” are funded based on actual costs that occurred.
  • Como é calculado o financiamento dos projetos?
    O financiamento faz-se por rubricas; A maior parte das rubricas são calculadas em contribuições para custos unitários, cujo montante depende das atividades realizadas e não do seu custo; As rubricas “Apoio a Necessidades Especiais” e “Custos Excecionais” são financiadas com base nos custos reais efetivamente despendidos.
  • Como apresentar uma candidatura ao Programa Erasmus+?
    Garantir que a instituição foi registada no Sistema de Registo de Organizações e tem um Organisation ID (OID); Preencher o formulário de candidatura; Submeter eletronicamente a candidatura.
  • How does one apply to the Erasmus+ Programme?
    Ensure that the institution has been registered in the Organisation Registration System and that it has an Organisation ID (OID); By filling out the application form; By submitting the application electronically.
  • É necessária alguma acreditação da instituição para que possa candidatar-se?
    A acreditação só é obrigatória para instituições do Ensino Superior, que têm de possuir uma Carta Erasmus para o Ensino Superior (CEES ou ECHE). Também os consórcios do ensino superior necessitam de acreditação, a qual é obtida pela aprovação de uma candidatura à subação KA108. As organizações de Ensino e Formação Profissional podem candidatar-se à KA1 com ou sem Carta de Mobilidade EFP Erasmus+. Nos setores do Ensino Escolar e da Educação de Adultos não existe acreditação das respetivas instituições.
  • Does the institution in question need some form of accreditation for the application to be valid?
    Accreditation is only mandatory for Higher Education Institutions; they must possess an Erasmus Charter for Higher Education (ECHE). Higher Education consortia also need accreditation, which can be obtained by getting approval of an KA108 application. Vocational Education and Training organisations can apply for KA1 with or without an Erasmus+ VET Mobility Charter. There is no accreditation for School Education and Adult Education institutions.
  • What are the opportunities for School Education?
    Organisations linked to School Education can participate in Learning Mobility of Individuals (KA1) and in Strategic Partnerships (KA2). Staff can be involved in both types of projects, but pupils can only take part in partnerships: Through KA101, staff in participating organisations linked to School Education may be engaged in teaching assignments, attend structured courses and training events, and take part in a jobshadowing period in another Programme country. KA201 allows strategic partnerships to be formed to support both the exchange of good practices and the innovation; it also provides support for regional cooperation in School Education; these latter partnerships involve local and/or regional school authorities; both staff and pupils can participate in these projects. KA229 refers to a specific partnership category called School Exchange Partnership; these partnerships differ from KA201 as follows: they are composed exclusively of schools; the minimum and maximum numbers of entities involved is lower; the project duration tends to be shorter; projects must be designed to support the exchange of good practices, meaning they cannot apply for funding for intellectual outputs and multiplier events; they cannot also apply for transnational project meetings funding; agreements (and therefore, funding) take place directly with each member of the partnership. If in doubt about the meaning of codes, consult the FAQ – What are the Actions managed by the Portuguese National Agency for Education and Training? – or the ongoing list unde General Documentation.
  • Quais as oportunidades para o Ensino Escolar?
    As organizações ligadas ao Ensino Escolar podem participar em Projetos de Mobilidade Individual (KA1) e em Parcerias Estratégicas (KA2). O pessoal pode estar envolvido em ambos os tipos de projetos e os alunos apenas nas parcerias: Através da KA101, o pessoal das organizações participantes ligadas ao Ensino Escolar pode fazer missões de ensino, frequentar cursos estruturados e eventos de formação e realizar um período de jobshadowing num outro País do Programa. A KA201 permite a criação de Parcerias Estratégicas, tanto de apoio ao Intercâmbio de Boas Práticas como de apoio à Inovação, bem como de apoio à cooperação regional no Ensino Escolar; estas últimas envolvem autoridades escolares locais e/ou regionais; tanto o pessoal como os alunos podem participar nestes projetos. A KA229 constitui um tipo específico de Parcerias, designadas de Intercâmbio Escolar, que difere da KA201 por serem constituídas exclusivamente por escolas, pelos números mínimo e máximo de entidades envolvidas serem inferiores, pela duração do projeto ser tendencialmente mais curto, por serem necessariamente de apoio ao intercâmbio de boas práticas, não podendo solicitar financiamento para produtos intelectuais, eventos multiplicadores e reuniões transnacionais de projeto, e pela contratualização (e, portanto, o financiamento) ser efetuada diretamente com cada um dos membros da parceria. Em caso de dúvidas sobre o significado dos códigos, consulte a FAQ - Quais são as Ações geridas pela Agência Nacional Portuguesa para a Educação e Formação? - ou a lista constante em Documentação Geral.
  • What opportunities are there for Vocational Education and Training?
    Organisations linked to Vocational Education and Training (VET / EFP) can participate in Learning Mobility of Individuals (KA1) and on Strategic Partnerships (KA2). Staff and trainees alike may be involved in both types of projects. Through KA102, staff in participating organisations linked to VET can undertake teaching and training assignments; they may also take part in work placement or job shadowing periods for training purposes in another Programme country; trainees may engage in mobility periods with VET providers and in companies located in other Programme countries, for periods of both short and long duration. KA116 is identical to KA102, but it is designed for institutions that are accredited with an Erasmus+ VET Mobility Charter. KA202 allows for the establishment of strategic partnerships supporting both exchange of good practices and innovation; both staff and trainees may participate. If in doubt about the meaning of codes, consult the FAQ – What are the Actions managed by the Portuguese National Agency for Education and Training? – or the ongoing list unde General Documentation.
  • Quais as oportunidades para o Ensino e Formação Profissional?
    As organizações ligadas ao Ensino e Formação Profissional (EFP) podem participar em Projetos de Mobilidade Individual (KA1) e em Parcerias Estratégicas (KA2). Tanto o pessoal como os formandos podem estar envolvidos em ambos os tipos de projetos: Através da KA102, o pessoal das organizações participantes ligadas ao EFP pode fazer missões de ensino e de formação, bem como períodos de trabalho ou jobshadowing para formação num outro País do Programa; por sua vez, os formandos podem realizar períodos de mobilidade em prestadores de EFP e em empresas noutros Países do Programa, quer estes períodos sejam de curta e de longa duração. A KA116 é idêntica à KA102, mas destina-se a instituições acreditadas com uma Carta de Mobilidade de EFP Erasmus+. A KA202 permite a criação de Parcerias Estratégicas, tanto de apoio ao Intercâmbio de Boas Práticas como de apoio à Inovação, em que podem participar tanto pessoal como formandos. Em caso de dúvidas sobre o significado dos códigos, consulte a FAQ - Quais são as Ações geridas pela Agência Nacional Portuguesa para a Educação e Formação? - ou a lista constante em Documentação Geral.
  • Quais as oportunidades para o Ensino Superior?
    As organizações ligadas ao Ensino Superior detentoras de Cartas Erasmus para o Ensino Superior podem participar em Projetos de Mobilidade Individual (KA1) e em Parcerias Estratégicas (KA2). Os Consórcios nacionais acreditados também podem participar em projetos de mobilidade individual (KA103 ou KA107). Desde que ligados a uma IES com CEES ou ECHE, tanto os colaboradores docentes e não-docentes (pessoal), como os estudantes e recém-diplomados, podem estar envolvidos em ambos os tipos de projetos: Através da KA103, o pessoal das organizações participantes ligadas ao Ensino Superior pode fazer períodos de ensino e participar em eventos de formação e períodos de jobshadowing num outro País do Programa; por sua vez, os estudantes podem realizar um período de estudos ou um estágio noutros Países do Programa. A KA107 proporciona oportunidades idênticas a pessoal e estudantes do Ensino Superior, mas as mobilidades podem ser realizadas em quase todas as regiões do Globo (Países Parceiros). A KA203 permite a criação de Parcerias Estratégicas de apoio à Inovação, em que podem participar tanto pessoal como estudantes. Em caso de dúvidas sobre o significado dos códigos, consulte a FAQ - Quais são as Ações geridas pela Agência Nacional Portuguesa para a Educação e Formação? - ou a lista constante em Documentação Geral.
  • What opportunities are there for Higher Education?
    Organisations linked to Higher Education which possess an Erasmus Charter for Higher Education may participate in Learning Mobility of Individuals (KA1) and in Strategic Partnerships (KA2). Accredited national consortia may also take part in mobility projects (KA103 or KA107). As long as they are linked to a HEI with an ECHE, both teaching and non-teaching staff, students and recent graduate can be involved in both types of projects: Through KA103, staff of participating organisations linked to Higher Education may undertake teaching periods and take part in training events and job shadowing periods in another Programme country; students can take part in a study or training period in other Programme countries. KA107 provides identical opportunities for Higher Education staff and students, but mobility periods may be undertaken in almost every country in the world (Partner countries). KA203 allows for the establishment of strategic partnerships supporting innovation; both students and staff may participate If in doubt about the meaning of codes, consult the FAQ – What are the Actions managed by the Portuguese National Agency for Education and Training? – or the ongoing list under General Documentation.
  • Quais as oportunidades para a Educação de Adultos?
    As organizações ligadas à Educação de Adultos podem participar em Projetos de Mobilidade Individual (KA1) e em Parcerias Estratégicas (KA2). O pessoal pode estar envolvido em ambos os tipos de projetos e os aprendentes apenas nas parcerias: Através da KA104, o pessoal das organizações participantes ligadas à Educação de Adultos pode fazer missões de ensino e de formação, frequentar cursos estruturados e eventos de formação e realizar um período de jobshadowing num outro País do Programa. A KA204 permite a criação de Parcerias Estratégicas, tanto de apoio ao Intercâmbio de Boas Práticas como de apoio à Inovação, em que podem participar pessoal e aprendentes. Em caso de dúvidas sobre o significado dos códigos, consulte a FAQ - Quais são as Ações geridas pela Agência Nacional Portuguesa para a Educação e Formação? - ou a lista constante em Documentação Geral.
  • What opportunities are there for Adult Education?
    Organisations linked to Adult Education can participate in Learning Mobility of Individuals (KA1) and in Strategic Partnerships (KA2) Staff may be involved in both types of projects, but learners may only participate in partnerships: Through KA104, staff in participating organisations linked to Adult Education may undertake teaching and training assignments, attend structured courses and training events and take part in a job shadowing period in another Programme country. KA204 allows for the establishment of strategic partnerships for supporting both exchange of good practices and innovation in which both staff and learners may participate If in doubt about the meaning of codes, consult the FAQ – What are the Actions managed by the Portuguese National Agency for Education and Training? – or the ongoing list under General Documentation.
  • Which projects can be undertaken with Partners countries?
    KA107 – Mobility projects for Higher Education among Programme and Partner countries; KA2 in general, as long as they are partners (and not coordinators) and the collaboration shows essential added value to the project.
  • Em que projetos se pode colaborar com Países Parceiros?
    KA107 – Projetos de mobilidade individual do ensino superior entre países do Programa e Países Parceiros; KA2 em geral, desde que sejam parceiros (e não coordenadores) e a sua colaboração tenha um valor-acrescentado essencial para o projeto.
  • O que se passa depois de a candidatura ter sido submetida?
    A candidatura é sujeita a um processo que passa pelas seguintes etapas: verificação da elegibilidade; avaliação das candidaturas elegíveis; ordenação das candidaturas avaliadas por ordem decrescente da classificação obtida; seleção das candidaturas por ordem do ranking até ao limite do financiamento disponível; notificação dos candidatos sobre os resultados de seleção; no caso da mobilidade do ensino superior para Países do Programa (KA103), a atribuição de financiamento é assegurada a todas as candidaturas elegíveis; o mesmo acontece com as candidaturas do Ensino e Formação Profissional de entidades com carta de mobilidade de ensino e formação profissional.
  • What happens after an application has been submitted?
    Applications are subjected to a process that goes through the following stages: eligibility check; eligible applications assessment; listing of assessed applications in descending order of the classification received; selection of applications in order of their ranking until the funding limit has been reached; notification of applicants regarding selection results; in the case of Higher Education mobility in Programme countries (KA103), the attributing of funding to all eligible applications; the same happens in VET mobility from VET Mobility Charter holders (KA116).
  • What are the assessment criteria?
    For all types of projects excepting of KA103, KA107 and KA116: Relevance of the project Quality of the project design and implementation Impact and dissemination For strategic partnerships, in addition to the previous criteria: Quality of the project team and of cooperation arrangements For International Credit Mobility, ICM (KA107): Relevance of the strategy Quality of the cooperation arrangements Quality of the activity design and implementation Impact and dissemination.
  • Quais são os critérios de avaliação das candidaturas?
    Para todos os tipos de projetos, exceto o KA103, o KA107 e o KA116: Relevância do projeto Qualidade da conceção e implementação do projeto Impacto e disseminação Para as Parcerias Estratégicas, além dos anteriores: Qualidade da equipa de projeto e dos mecanismos de cooperação Para o International Credit Mobility, ICM (KA107): Qualidade da estratégia Qualidade dos arranjos de cooperação Qualidade da conceção e implementação das atividades Impacto e disseminação.
  • O que acontece às candidaturas aprovadas?
    O ciclo de vida dos projetos inclui: contratualização; pré-financiamento pela AN (exceto em situações particulares); implementação do projeto pelo beneficiário e monitorização pela AN (pode incluir relatórios intercalares e segundos adiantamentos); apresentação de relatório final pelo beneficiário e sua análise pela AN: acerto final de contas. Eventuais verificações e auditorias.
  • What happens to approved applications?
    The project life cycle includes: contracting; pre-financing by the NA (except under certain circumstances); implementation of the project by the beneficiary; monitoring by the NA (this may include interim reports and second pre-financing); submission of a final report by the beneficiary and its analysis by the NA: final financial statement. potential checks and audits.
  • In which projects may pupils, trainees, students and learners participate?"
    Individual mobility projects for Higher Education (KA103 and KA107) Individual mobility projects for Vocational Education and Training (KA102) Strategic partnerships
  • Em que projetos podem participar alunos, formandos, estudantes, aprendentes?"
    Projetos de mobilidade individual para o Ensino Superior (KA103 e KA107) Projetos de mobilidade individual para o Ensino e Formação Profissional (KA102) Parcerias estratégicas
  • What is an European Development Plan?
    The EDP is a description of the needs identified by the institution regarding quality and internationalisation, as well as the strategy proposed to address these needs. In this context, the EDP explains the reasons that lead to the selection of the proposed training activities, incorporating them into a long-term development plan for the organization. The EDP indicates how the entity will integrate the experiences and skills acquired by the participants and the expected impact on staff, learners and the organisation. The objective is to guarantee that the proposed activities are suitable for the institution. The EDP is part of the application process for KA101, 102 and 104, but does not relate to applications by accredited entities (KA103, KA107 and KA116). If in doubt about the meaning of codes, consult the FAQ – What are the Actions managed by the Portuguese National Agency for Education and Training? – or the ongoing list under General Documentation.
  • O que é um Plano de Desenvolvimento Europeu?
    O PDE é uma descrição das necessidades identificadas pela instituição a que respeita, no que se refere à qualidade e à internacionalização, e da estratégia proposta para as superar. Neste contexto, o PDE explica as razões para a seleção das atividades de formação propostas, inscrevendo-as num plano de desenvolvimento a longo prazo da organização. O PDE indica de que forma a entidade integrará as experiências e competências adquiridas pelos participantes e o impacto esperado no pessoal, nos aprendentes e na organização. O seu objetivo é garantir que as atividades propostas são relevantes para a instituição. O PDE faz parte das candidaturas à KA101, 102 e 104, não se aplicando a candidaturas de entidades acreditadas (KA103, KA107 e KA116). Em caso de dúvidas sobre o significado dos códigos, consulte a FAQ - Quais são as Ações geridas pela Agência Nacional Portuguesa para a Educação e Formação? - ou a lista constante em Documentação Geral.
  • Que tipo de atividades de mobilidade no estrangeiro podem ser realizadas no âmbito de um projeto da KA1?
    Os tipos de atividades financiadas dependem do setor. De um modo geral: O pessoal pode fazer: No Ensino Escolar: missões de ensino, jobshadwing, cursos estruturados e eventos de formação. No Ensino e Formação Profissional: missões de ensino ou formação, períodos de experiência laboral e jobshadwing. No Ensino Superior: períodos de ensino, jobshadowing e eventos de formação excluíndo conferências. Na Educação de Adultos: missões de ensino ou formação, jobshadwing, cursos estruturados e eventos de formação. Os estudantes / formandos podem fazer: No Ensino Superior: períodos de estudos e estágios. No Ensino e Formação Profissional: períodos em prestadores de Ensino e Formação Profissional e em empresas, de curta e de longa duração.
  • What type of mobility activities abroad can be carried out through a KA1 project?
    The types of funded activities depend on the sector. In general: Staff may undertake: In School Education: teaching assignments, job shadowing, structured courses and training events. For Vocational Education and Training: teaching or training assignments, work placement and job shadowing. For Higher Education: teaching periods, job shadowing and training events excluding conferences. For Adult Education: teaching or training assignments, job shadowing, structured courses and training events. Students / trainees may undertake: In Higher Education, study and traineeship periods. In Vocational Education and Training, mobility in VET and companies; these periods may be of short or long term.
  • Que tipos de Parcerias Estratégicas existem?
    Existem dois tipos fundamentais de Parcerias Estratégicas: Parcerias Estratégicas de apoio à Inovação, que podem ter enfoque em qualquer dos setores; Parcerias Estratégicas de apoio ao Intercâmbio de Boas Práticas, que podem visar predominantemente o Ensino Escolar, o Ensino e Formação Profissional e a Educação de Adultos, mas não o Ensino Superior. No setor do Ensino Escolar existe, ainda, um tipo específico de Parcerias Estratégicas de apoio ao Intercâmbio de Boas Práticas: Parcerias de Intercâmbio Escolar
  • Which types of strategic partnerships exist?
    There are two types of strategic partnerships: to support innovation, which may focus on any sector; to support exchange of good practices, which may target mainly the School Education, Vocational Education and Training, and Adult Education, but not Higher Education. In School Education, there is a specific type of strategic partnership supporting the exchange of good practices School Exchange Partnerships
  • Que atividades podem ser desenvolvidas no âmbito das Parcerias Estratégicas?
    Para além das atividades gerais de cooperação as Parcerias podem, também, desenvolver Atividades de Aprendizagem, Ensino e Formação.
  • What activities can be developed in the area of strategic partnerships?
    In addition to general cooperation activities, partnerships may also develop Learning, Teaching and Training activities.

Universidades Europeias em que são parceiras IES Nacionais

  • O que é o #erasmusdays?
    O #Erasmusdays é uma iniciativa europeia destinada a promover o Programa Erasmus+ em todo o mundo e a dar visibilidade às atividades organizadas pelos beneficiários do programa. São três dias de celebração, partilha de experiências, promoção e valorização dos benefícios que a Europa oferece através do programa Erasmus+, numa verdadeira dinâmica à escala europeia. Visite o site do Erasmusdays 2021
  • What is Erasmus+?
    It is a European Union programme that encompasses the areas of education, training, youth and sport.
  • O que é o Erasmus+?
    É um programa da União Europeia que abrange as áreas da Educação, Formação, Juventude e Desporto.
  • O que é o ECVET?
    O Sistema Europeu de Créditos do Ensino e da Formação Profissional (ECVET) é um instrumento europeu que se constitui como um quadro técnico de referência para os processos de transferência, reconhecimento e acumulação de resultados de aprendizagem, num contexto de mobilidade. Define um conjunto de princípios e disponibiliza ferramentas que facilitam o processo de reconhecimento de competências com vista à obtenção de uma qualificação. O ECVET aplica-se a todos os resultados obtidos por um individuo, nos diferentes percursos de educação e formação, sendo depois transferidos, reconhecidos e acumulados com o objetivo de obter uma qualificação. Torna mais fácil também os processos de comparabilidade e compatibilidade entre os vários sistemas nacionais de qualificações, promovendo a mobilidade transnacional e o acesso à aprendizagem ao longo da vida.
  • Benefícios para os formandos
    Permite obter resultados concretos de aprendizagem, referenciados a uma equivalência a um programa ou qualificação existente de EFP pelo que torna mais motivante e atrativa uma experiência de mobilidade. O facto de permitir o reconhecimento formal das aprendizagens obtidas em período de mobilidade, significa que o formando não necessitará de repetir os mesmos conteúdos ou unidades de formação, quando regressar. Adotar o ECVET significa documentar e evidenciar as novas competências adquiridas e dar garantia de qualidade e rigor ao processo. Constituirá uma mais valia no contexto de procura de emprego.
  • Quando começou?
    Os #Erasmusdays tiveram início em 2017, impulsionados pela Agência Nacional Erasmus+ Francesa, para marcar o 30º aniversário do programa Erasmus. Na primeira edição dos #Erasmusdays participaram 11 países, num total de 650 eventos. Em 2018 o número de países participantes mais do que triplicou e os #ErasmusDays chegaram a 39 países onde foram realizados mais de 1400 eventos. Em 2019 foram realizados 3995 eventos em 53 países. Nos dias 15, 16 e 17 de outubro de 2020, foram realizados 5 024 eventos em 84 países, o que demonstra um sucesso sem precedentes. Se quiser mais informação sobre os #erasmusdays2020 consulte o documento Discover #Erasmusdays 2020: coverage & impact Nas quatro primeiras edições o #erasmusdays conseguiram dar a conhecer vários participantes e beneficiários do programa, assim como dar visibilidade a milhares de projetos Erasmus+. Foi uma oportunidade para mobilizar diferentes instituições e os seus participantes, como escolas, centros educativos, instituições públicas e privadas, empresas, associações e outras, assim como, unir os países da Europa e do resto do mundo em torno da marca Erasmus. Em Portugal temos vindo a crescer nos números de eventos e em 2020, apesar das condicionantes da pandemia, atingimos um número record de 189 eventos.
  • Who can benefit from Erasmus+?
    The Programme is designed for large numbers of people and organisations, but individuals may not benefit directly; they can only do so through the institutions to which they are linked to.Entities that may apply are contingent upon their action and sector, but in general, applicants are organisations with activities in the fields of education, training, youth and sport, whether public or private. For example: associations, NGOs, schools, higher education institutions, professional schools, companies, public entities, cultural organisations, libraries, museums, etc.
  • A quem se destina o Erasmus+?
    O Programa dirige-se a um número elevado de pessoas e organizações, mas as pessoas individuais não podem usufruir diretamente, conseguindo beneficiar apenas através das instituições a que estão ligadas. As entidades que podem candidatar-se dependem da Ação e setor, mas, de um modo geral, serão aquelas que têm atividades nos campos da educação, formação, juventude e desporto, quer sejam públicas ou privadas. Por exemplo: associações, ONGs, escolas, instituições de ensino superior, escolas profissionais, empresas, organismos públicos, organizações culturais, bibliotecas, museus, etc.
  • Benefícios para as Instituições FP/profissionais
    Permite melhorar a conceção e a qualidade dos projetos de mobilidade oferecidos, em especial através da utilização de unidades de resultados de aprendizagem que dão suporte à demonstração das competências adquiridas. Permite desenvolver e consolidar parcerias transnacionais a longo prazo; facilita a participação dos aprendentes e melhora os processos de reconhecimento e a qualidade dos serviços educativos prestados e da oferta formativa em geral. Constitui uma oportunidade para os prestadores de educação e formação de partilhar conhecimentos com os seus pares noutros países europeus, de uma forma mais consistente e continuada.
  • Quando se comemora?
    A edição de 2021 terá lugar pela Europa e no resto do mundo nos dias 14, 15 e 16 de outubro e nesta edição, com o vosso contributo, contamos ter a maior participação Portuguesa de sempre.
  • How can people benefit from Erasmus+?
    Organisations can apply for funding within the deadlines established annually and by following designated procedures.Individuals should seek information from the institutions to which they belong.
  • Como beneficiar do Erasmus+?
    As organizações podem candidatar-se a financiamento, nos prazos estabelecidos anualmente e de acordo com os procedimentos indicados. Os indivíduos devem dirigir-se às instituições a que estão ligados.
  • Aplicar o ECVET num processo de mobilidade
    As organizações de EFP podem decidir aplicar o sistema ECVET no âmbito das suas atividades de mobilidade, pois facilita o processo de acumulação e a transferência de créditos atribuídos aos resultados de aprendizagem de um sistema de qualificações para outro. O reconhecimento de competências e a atribuição de créditos no sistema ECVET decorre da estruturação da formação em unidades de resultados de aprendizagem, «o enunciado do que um aprendente sabe, compreende e é capaz de realizar aquando da conclusão de um processo de aprendizagem». A cada Unidade, é atribuído o crédito pré-definido que, num processo de reconhecimento de aprendizagens obtidas num determinado período de mobilidade, pode não abranger toda uma unidade e corresponder apenas a uma percentagem de valoração para a atribuição do mesmo. O conjunto de resultados de aprendizagem, expectáveis para a unidade correspondente e acordados previamente entre os parceiros, que o aprendente poderá obter num processo de mobilidade, resultará numa avaliação e terá o reconhecimento equivalente no seu percurso de formação. O Sistema ECVET funciona em conjunto com o Quadro Europeu de Qualificações e referencia-se ao Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ). Para verificar se o seu curso se encontra já referenciado ao CNQ e o referencial base para associar uma determinada pontuação às aprendizagens obtidas num período de mobilidade consulte aqui. No âmbito de um projeto de parcerias estratégicas financiado pelo programa Erasmus+ foi desenvolvido também um website que disponibiliza informação pertinente e todo um conjunto de instrumentos práticos para a aplicação do sistema ECVET em projetos de mobilidade. Facilita ainda, para os utilizadores que se registarem, um espaço comum de partilha de informação entre parceiros de um determinado projeto Erasmus+ para estruturação de um projeto e do processo inerente à aplicação ao mesmo do sistema ECVET. Fundamental ter em conta que o ECVET em projetos de mobilidade obriga a um trabalho sequencial, implica rigor, confiança mútua e comunicação constante entre todos os envolvidos ANTES, DURANTE e APÓS a mobilidade. Utilize a ferramenta.
  • How is an Erasmus+ application prepared?
    Projects funded by the Programme must comply with the objectives and format of the relevant action and sector. Activities to be developed must be relevant, of high quality, sustainable and transnational. Applicants must know: the rules that the application must follow by consulting the Programme Guide; which entities in other countries receive participants or are available to work in partnership; for this purpose there are plataforms that help find partners, hosting entities and courses; candidates may also apply for participation in transnational activities, such as contact seminars, that encourage contact with entities from other Programme countries that may be interested in participating in Erasmus+ partnerships.
  • Quais são os objetivos?
    O principal objetivo do #Erasmusdays é a mobilização da comunidade Erasmus+, antigos e novos beneficiários e/ou participantes, para que através de atividades e eventos de comunicação, divulgação e disseminação possam partilhar as suas experiências de mobilidade e/ou cooperação e partilha de boas práticas. Tudo para promover o Programa Erasmus+ junto da comunidade local, nacional ou mesmo internacional, disseminar os impactos e resultados dos projetos existentes, passando a palavra àqueles que nunca tiveram uma experiência internacional.
  • Como elaborar uma candidatura ao Erasmus+?
    Os projetos financiados pelo Programa têm de corresponder aos objetivos e formato da Ação e setor em que se enquadram. As atividades a desenvolver devem ser relevantes, de qualidade e sustentáveis e transnacionais. Será necessário conhecer: as regras a que a candidatura em causa deve obedecer, através da consulta do Guia do Programa); entidades de outros países que recebam os participantes ou que estejam disponíveis para trabalhar em parceria; para este efeito existem plataformas que ajudam a encontrar parceiros e entidades de acolhimento ou cursos; é, também, possível a candidatura à participação em atividades transnacionais, como Seminários de Contacto, que promovem o contacto com entidades de outros Países do Programa interessadas em participar em Parcerias Erasmus+.
  • How does one find out the meaning of certain concepts associated with the Erasmus+ Programme?
    By consulting the glossary of terms as shown in Annex III to the Guide.
  • Como saber o significado de alguns conceitos associados ao Programa Erasmus+?
    Consultando o Glossário de termos que constitui o Anexo III ao Guia.
  • Quem pode participar?
    O #Erasmusdays é aberto a todos os beneficiários no âmbito da educação e Formação (Universidades, escolas, centros de formação, associações, instituições públicas ou privadas, entidades publicas, etc.) e participantes diretos e indiretos (Estudantes, alunos, formandos e aprendentes, professores, formadores, pessoal não docente, pais, etc.) que pretendam evidenciar a sua experiência Erasmus+.
  • What are Centralised and Decentralised Actions?
    Centralised actions are managed by the Education, Audiovisual and Culture Executive Agency (EACEA) in Brussels. Decentralised actions are managed by the National Agencies in the Programme countries.
  • Como pode participar?
    A promoção dos eventos está nas vossas mãos. Não há barreiras à criatividade de cada dinamizador de eventos e o limite está na capacidade de cada pessoa ou instituição. Pense na sua agenda, na sua capacidade de mobilização, de unir os pontos e dar visibilidade ao seu ou seus projetos. Qualquer organizador é livre criar um evento que pode ser de um, dois ou três dias. Ter uma pequena, média ou grande dimensão. Claro que para além de poder organizar o seu evento #erasmusdays, pode também participar em outro ou outros eventos já existentes, procurar parceiros para dinamizar eventos em vários locais ou até mesmo apenas participar com um evento digital com toda uma envolvente de comunicação criada à volta da troca de experiências em redes sociais, assentes na hashtag #Erasmusdays. As condicionantes provocadas pela crise covid-19 e a indefinição das situações sanitárias em cada país, e em especial em Portugal, levam a que seja importante ter em mente a possibilidade de realizar eventos virtuais. Neste sentido, encorajamos a preparação de eventos presenciais, virtuais e mistos, por forma a garantir que em qualquer situação não deixam de celebrar o vosso #ErasmusDays.
  • O que são Ações Centralizadas e Ações Descentralizadas?
    As Ações Centralizadas são geridas pela Agência Executiva para a Educação, Audiovisual e Cultura (EACEA) em Bruxelas. As Ações Descentralizadas são geridas pelas Agências Nacionais dos Países do Programa.
  • Que tipo de eventos pode realizar?
    Eventos Presenciais: Debates; Conferências; Reuniões; Exposições; Concursos; Desfiles; Concertos; Atividades desportivas; Seminários; Flashmobs; entre outros. Eventos Virtuais: Programas de Rádio; Criar canais virtuais (redes sociais para promover ou mesmo organizar o evento, como canais de Youtube, páginas de Facebook, Instagram, etc. Promover testemunhos: Incentivar os participantes nos vossos projetos a dar o seu testemunho, por escrito e fotos ou em gravação vídeo, e transmitir o que ganhou com a experiência Erasmus+; Realizar Live events, seja no Instagram ou facebook, onde terão uma maior cobertura, mas também noutras plataformas, como Youtube. Gravem estes eventos e disponibilizem-nos a todos; Criem um programa online para estes 3 dias e façam vários lives sobre as mais variadas temáticas, com entrevistas, passagem dos vídeos de testemunhos, entre outros conteúdos. Concursos ou desafios. Criar um Blog e promover a sua visita e leitura. Crie histórias, publique testemunhos, fotos, vídeos, etc. Realizem uma exposição online: Fotografias, arte, moda, etc. tudo isto pode ser feito online e os documentos podem ser disponibilizados numa nuvem ou através de wetransfer; Desenvolvam questionários online, com google forms ou forms da Microsoft qualquer um pode criar o seu próprio questionário e tentar identificar a perceção da comunidade sobre a cidadania Europeia, educação na Europa, programa Erasmus, Europa depois da Covid-19, impacto da Covid-19 nas mobilidades na europa, etc. e partilhar os resultados no site e que sabe promover um debate on-line sobre os mesmos; Fazer um ou mais jogos no Kahoot: plataforma on-line de construção de jogos sobre qualquer temática, criando as perguntas, colocando as imagens, etc. promovendo a aprendizagem através da diversão e competição saudável. Pode ser interessante para uma interação on-line; Realizar conferências online ou webinar; Foruns de discussão; Entre outros.
  • Os eventos são para quem?
    Destinam-se ao público em geral ou a públicos específicos, a escolha é sua. As ações podem ser realizadas ou dinamizadas na instituição, ao ar livre ou on-line e podem ter um caracter tanto formal quanto informal, é sempre uma decisão dos organizadores.
  • Existem temas específicos a promover nos eventos?
    Para 2021, as temáticas continuam a ser livres. Poderão continuar a apostar na promoção dos vossos projetos, num olhar sobre o passado recente, e realizar eventos relacionados com as temáticas dos mesmos, ou podem optar por preparar o futuro, influenciando a construção de uma europa mais forte, onde propomos que idealizem eventos relacionados com as prioridades do Programa Erasmus+: Inclusão social; Green Erasmus; Participação na vida democrática; Transformação Digital. Deixamos ainda outras sugestões de temas: Aprendizagem à distância; Mobilidade virtual; Uso de novas tecnologias; Reflexão sobre a crise COVID e o impacto no Programa Erasmus+; Solidariedade;
  • A participação é voluntária?
    Sim, a participação de qualquer pessoa ou instituição é a título voluntário. Apenas pedimos que os eventos estejam imbuídos do espírito de partilha e que sejam uma forma de promoção do Programa Erasmus+.
  • O que pode fazer a agência nacional erasmus+ educação e formação?
    Podemos apoiar todos os participantes através da promoção dos vossos eventos nossos canais de comunicação (site, Facebook, Youtube, Instagram), bastando para tal que nos enviem um e-mail com a solicitação para comunicacao@erasmusmais.pt, ou que nos identifiquem no facebook @anerasmusmais ou Instagram @erasmusmais_ef.
  • Quais são as Ações geridas pela Agência Nacional Portuguesa para a Educação e Formação?
    Ação-Chave 1 – Mobilidade Individual para Aprendizagem (KA1): Ensino escolar (KA101) Ensino e formação profissional (KA102, KA109 e KA116) Ensino superior (KA103 e KA107) Educação de adultos (KA104) Ação-Chave 2 – Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas (KA2) - Parcerias Estratégicas com principal enfoque em Ensino escolar (KA201 e KA229) Ensino e formação profissional (KA202) Ensino superior (KA203) Educação de adultos (KA204)
  • What are the Actions managed by the Portuguese National Agency for Education and Training?
    Key Action 1 – Learning Mobility of Individuals (KA1): School Education (KA101) Vocational Education and Training (KA102, KA109 and KA116) Higher Education (KA103 and KA107) Adult Education (KA104) Key Action 2 – Cooperation for Innovation and the Exchange of Good Practices (KA2) – Strategic partnerships: School Education (KA201 and KA229) Vocational Education and Training (KA202) Higher Education (KA203) Adult Education (KA204)
  • Besides KA1 and KA2 projects, are there other types of funding managed by the National Agency for Erasmus+ Education and Training?"
    Yes. There are Transnational Cooperation Activities – TCA. People linked to organisations eligible to participate in the Erasmus+ Programme can apply to the NA to take part in one of these activities in a Programme country to gain a clearer understanding of the Key Actions, to explore education and training themes, to exchange practices and experiences and to meet potential partners for future Erasmus+ projects. TCA that promote meetings of different organisations from the Programme countries interested in developing Erasmus+ partnership projects are called Contact Seminars.
  • Para além dos projetos KA1 e KA2, existem outros tipos de financiamentos geridos pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação?"
    Sim. Existem as Atividades de Cooperação Transnacional (Transnational Cooperation Activities – TCA). As pessoas ligadas a organizações que podem participar no Programa Erasmus+ podem candidatar-se junto da AN E+ EF à participação numa destas atividades num País do Programa, com o objetivo de conhecer melhor as Ações-Chave, de explorar temáticas no âmbito da educação e formação, de trocar práticas e experiências e de conhecer entidades potencialmente parceiras em futuros projetos Erasmus+. Designam-se Seminários de Contacto as TCAs que promovem o encontro de organizações de diversos Países do Programa interessadas em desenvolver projetos de parceria Erasmus+.
  • O que são Consórcios?
    Consórcios são parcerias ou grupos de organizações que se juntam para realizar um projeto. No âmbito das Ações geridas pela AN E+ EF, estes grupos são constituídos por um mínimo de três instituições portuguesas e podem candidatar-se a todos os setores da KA1. No caso do Ensino Superior, a candidatura ao projeto e financiamento (KA103 ou KA107) tem de ser precedida da candidatura e aprovação da certificação do consórcio (KA108).
  • What are consortia?
    Consortia are partnerships or groups of organisations that come together to implement a project. For Actions managed by the E+ ET NA, these groups are comprised of a minimum of three Portuguese institutions and can apply in all KA1 sectors. In the case of Higher Education, the application for the project and funding (KA103 or KA107) must be preceded by the application and approval of the consortium’s certification (KA108).
  • How is project funding calculated?
    Funding is done by headings; The majority of headings are calculated as unit costs, whose amount depends on the activities carried out and not on their cost; The headings “Special Needs Support” and “Exceptional Costs” are funded based on actual costs that occurred.
  • Como é calculado o financiamento dos projetos?
    O financiamento faz-se por rubricas; A maior parte das rubricas são calculadas em contribuições para custos unitários, cujo montante depende das atividades realizadas e não do seu custo; As rubricas “Apoio a Necessidades Especiais” e “Custos Excecionais” são financiadas com base nos custos reais efetivamente despendidos.
  • Como apresentar uma candidatura ao Programa Erasmus+?
    Garantir que a instituição foi registada no Sistema de Registo de Organizações e tem um Organisation ID (OID); Preencher o formulário de candidatura; Submeter eletronicamente a candidatura.
  • How does one apply to the Erasmus+ Programme?
    Ensure that the institution has been registered in the Organisation Registration System and that it has an Organisation ID (OID); By filling out the application form; By submitting the application electronically.
  • É necessária alguma acreditação da instituição para que possa candidatar-se?
    A acreditação só é obrigatória para instituições do Ensino Superior, que têm de possuir uma Carta Erasmus para o Ensino Superior (CEES ou ECHE). Também os consórcios do ensino superior necessitam de acreditação, a qual é obtida pela aprovação de uma candidatura à subação KA108. As organizações de Ensino e Formação Profissional podem candidatar-se à KA1 com ou sem Carta de Mobilidade EFP Erasmus+. Nos setores do Ensino Escolar e da Educação de Adultos não existe acreditação das respetivas instituições.
  • Does the institution in question need some form of accreditation for the application to be valid?
    Accreditation is only mandatory for Higher Education Institutions; they must possess an Erasmus Charter for Higher Education (ECHE). Higher Education consortia also need accreditation, which can be obtained by getting approval of an KA108 application. Vocational Education and Training organisations can apply for KA1 with or without an Erasmus+ VET Mobility Charter. There is no accreditation for School Education and Adult Education institutions.
  • What are the opportunities for School Education?
    Organisations linked to School Education can participate in Learning Mobility of Individuals (KA1) and in Strategic Partnerships (KA2). Staff can be involved in both types of projects, but pupils can only take part in partnerships: Through KA101, staff in participating organisations linked to School Education may be engaged in teaching assignments, attend structured courses and training events, and take part in a jobshadowing period in another Programme country. KA201 allows strategic partnerships to be formed to support both the exchange of good practices and the innovation; it also provides support for regional cooperation in School Education; these latter partnerships involve local and/or regional school authorities; both staff and pupils can participate in these projects. KA229 refers to a specific partnership category called School Exchange Partnership; these partnerships differ from KA201 as follows: they are composed exclusively of schools; the minimum and maximum numbers of entities involved is lower; the project duration tends to be shorter; projects must be designed to support the exchange of good practices, meaning they cannot apply for funding for intellectual outputs and multiplier events; they cannot also apply for transnational project meetings funding; agreements (and therefore, funding) take place directly with each member of the partnership. If in doubt about the meaning of codes, consult the FAQ – What are the Actions managed by the Portuguese National Agency for Education and Training? – or the ongoing list unde General Documentation.
  • Quais as oportunidades para o Ensino Escolar?
    As organizações ligadas ao Ensino Escolar podem participar em Projetos de Mobilidade Individual (KA1) e em Parcerias Estratégicas (KA2). O pessoal pode estar envolvido em ambos os tipos de projetos e os alunos apenas nas parcerias: Através da KA101, o pessoal das organizações participantes ligadas ao Ensino Escolar pode fazer missões de ensino, frequentar cursos estruturados e eventos de formação e realizar um período de jobshadowing num outro País do Programa. A KA201 permite a criação de Parcerias Estratégicas, tanto de apoio ao Intercâmbio de Boas Práticas como de apoio à Inovação, bem como de apoio à cooperação regional no Ensino Escolar; estas últimas envolvem autoridades escolares locais e/ou regionais; tanto o pessoal como os alunos podem participar nestes projetos. A KA229 constitui um tipo específico de Parcerias, designadas de Intercâmbio Escolar, que difere da KA201 por serem constituídas exclusivamente por escolas, pelos números mínimo e máximo de entidades envolvidas serem inferiores, pela duração do projeto ser tendencialmente mais curto, por serem necessariamente de apoio ao intercâmbio de boas práticas, não podendo solicitar financiamento para produtos intelectuais, eventos multiplicadores e reuniões transnacionais de projeto, e pela contratualização (e, portanto, o financiamento) ser efetuada diretamente com cada um dos membros da parceria. Em caso de dúvidas sobre o significado dos códigos, consulte a FAQ - Quais são as Ações geridas pela Agência Nacional Portuguesa para a Educação e Formação? - ou a lista constante em Documentação Geral.
  • What opportunities are there for Vocational Education and Training?
    Organisations linked to Vocational Education and Training (VET / EFP) can participate in Learning Mobility of Individuals (KA1) and on Strategic Partnerships (KA2). Staff and trainees alike may be involved in both types of projects. Through KA102, staff in participating organisations linked to VET can undertake teaching and training assignments; they may also take part in work placement or job shadowing periods for training purposes in another Programme country; trainees may engage in mobility periods with VET providers and in companies located in other Programme countries, for periods of both short and long duration. KA116 is identical to KA102, but it is designed for institutions that are accredited with an Erasmus+ VET Mobility Charter. KA202 allows for the establishment of strategic partnerships supporting both exchange of good practices and innovation; both staff and trainees may participate. If in doubt about the meaning of codes, consult the FAQ – What are the Actions managed by the Portuguese National Agency for Education and Training? – or the ongoing list unde General Documentation.
  • Quais as oportunidades para o Ensino e Formação Profissional?
    As organizações ligadas ao Ensino e Formação Profissional (EFP) podem participar em Projetos de Mobilidade Individual (KA1) e em Parcerias Estratégicas (KA2). Tanto o pessoal como os formandos podem estar envolvidos em ambos os tipos de projetos: Através da KA102, o pessoal das organizações participantes ligadas ao EFP pode fazer missões de ensino e de formação, bem como períodos de trabalho ou jobshadowing para formação num outro País do Programa; por sua vez, os formandos podem realizar períodos de mobilidade em prestadores de EFP e em empresas noutros Países do Programa, quer estes períodos sejam de curta e de longa duração. A KA116 é idêntica à KA102, mas destina-se a instituições acreditadas com uma Carta de Mobilidade de EFP Erasmus+. A KA202 permite a criação de Parcerias Estratégicas, tanto de apoio ao Intercâmbio de Boas Práticas como de apoio à Inovação, em que podem participar tanto pessoal como formandos. Em caso de dúvidas sobre o significado dos códigos, consulte a FAQ - Quais são as Ações geridas pela Agência Nacional Portuguesa para a Educação e Formação? - ou a lista constante em Documentação Geral.
  • Quais as oportunidades para o Ensino Superior?
    As organizações ligadas ao Ensino Superior detentoras de Cartas Erasmus para o Ensino Superior podem participar em Projetos de Mobilidade Individual (KA1) e em Parcerias Estratégicas (KA2). Os Consórcios nacionais acreditados também podem participar em projetos de mobilidade individual (KA103 ou KA107). Desde que ligados a uma IES com CEES ou ECHE, tanto os colaboradores docentes e não-docentes (pessoal), como os estudantes e recém-diplomados, podem estar envolvidos em ambos os tipos de projetos: Através da KA103, o pessoal das organizações participantes ligadas ao Ensino Superior pode fazer períodos de ensino e participar em eventos de formação e períodos de jobshadowing num outro País do Programa; por sua vez, os estudantes podem realizar um período de estudos ou um estágio noutros Países do Programa. A KA107 proporciona oportunidades idênticas a pessoal e estudantes do Ensino Superior, mas as mobilidades podem ser realizadas em quase todas as regiões do Globo (Países Parceiros). A KA203 permite a criação de Parcerias Estratégicas de apoio à Inovação, em que podem participar tanto pessoal como estudantes. Em caso de dúvidas sobre o significado dos códigos, consulte a FAQ - Quais são as Ações geridas pela Agência Nacional Portuguesa para a Educação e Formação? - ou a lista constante em Documentação Geral.
  • What opportunities are there for Higher Education?
    Organisations linked to Higher Education which possess an Erasmus Charter for Higher Education may participate in Learning Mobility of Individuals (KA1) and in Strategic Partnerships (KA2). Accredited national consortia may also take part in mobility projects (KA103 or KA107). As long as they are linked to a HEI with an ECHE, both teaching and non-teaching staff, students and recent graduate can be involved in both types of projects: Through KA103, staff of participating organisations linked to Higher Education may undertake teaching periods and take part in training events and job shadowing periods in another Programme country; students can take part in a study or training period in other Programme countries. KA107 provides identical opportunities for Higher Education staff and students, but mobility periods may be undertaken in almost every country in the world (Partner countries). KA203 allows for the establishment of strategic partnerships supporting innovation; both students and staff may participate If in doubt about the meaning of codes, consult the FAQ – What are the Actions managed by the Portuguese National Agency for Education and Training? – or the ongoing list under General Documentation.
  • Quais as oportunidades para a Educação de Adultos?
    As organizações ligadas à Educação de Adultos podem participar em Projetos de Mobilidade Individual (KA1) e em Parcerias Estratégicas (KA2). O pessoal pode estar envolvido em ambos os tipos de projetos e os aprendentes apenas nas parcerias: Através da KA104, o pessoal das organizações participantes ligadas à Educação de Adultos pode fazer missões de ensino e de formação, frequentar cursos estruturados e eventos de formação e realizar um período de jobshadowing num outro País do Programa. A KA204 permite a criação de Parcerias Estratégicas, tanto de apoio ao Intercâmbio de Boas Práticas como de apoio à Inovação, em que podem participar pessoal e aprendentes. Em caso de dúvidas sobre o significado dos códigos, consulte a FAQ - Quais são as Ações geridas pela Agência Nacional Portuguesa para a Educação e Formação? - ou a lista constante em Documentação Geral.
  • What opportunities are there for Adult Education?
    Organisations linked to Adult Education can participate in Learning Mobility of Individuals (KA1) and in Strategic Partnerships (KA2) Staff may be involved in both types of projects, but learners may only participate in partnerships: Through KA104, staff in participating organisations linked to Adult Education may undertake teaching and training assignments, attend structured courses and training events and take part in a job shadowing period in another Programme country. KA204 allows for the establishment of strategic partnerships for supporting both exchange of good practices and innovation in which both staff and learners may participate If in doubt about the meaning of codes, consult the FAQ – What are the Actions managed by the Portuguese National Agency for Education and Training? – or the ongoing list under General Documentation.
  • Which projects can be undertaken with Partners countries?
    KA107 – Mobility projects for Higher Education among Programme and Partner countries; KA2 in general, as long as they are partners (and not coordinators) and the collaboration shows essential added value to the project.
  • Em que projetos se pode colaborar com Países Parceiros?
    KA107 – Projetos de mobilidade individual do ensino superior entre países do Programa e Países Parceiros; KA2 em geral, desde que sejam parceiros (e não coordenadores) e a sua colaboração tenha um valor-acrescentado essencial para o projeto.
  • O que se passa depois de a candidatura ter sido submetida?
    A candidatura é sujeita a um processo que passa pelas seguintes etapas: verificação da elegibilidade; avaliação das candidaturas elegíveis; ordenação das candidaturas avaliadas por ordem decrescente da classificação obtida; seleção das candidaturas por ordem do ranking até ao limite do financiamento disponível; notificação dos candidatos sobre os resultados de seleção; no caso da mobilidade do ensino superior para Países do Programa (KA103), a atribuição de financiamento é assegurada a todas as candidaturas elegíveis; o mesmo acontece com as candidaturas do Ensino e Formação Profissional de entidades com carta de mobilidade de ensino e formação profissional.
  • What happens after an application has been submitted?
    Applications are subjected to a process that goes through the following stages: eligibility check; eligible applications assessment; listing of assessed applications in descending order of the classification received; selection of applications in order of their ranking until the funding limit has been reached; notification of applicants regarding selection results; in the case of Higher Education mobility in Programme countries (KA103), the attributing of funding to all eligible applications; the same happens in VET mobility from VET Mobility Charter holders (KA116).
  • What are the assessment criteria?
    For all types of projects excepting of KA103, KA107 and KA116: Relevance of the project Quality of the project design and implementation Impact and dissemination For strategic partnerships, in addition to the previous criteria: Quality of the project team and of cooperation arrangements For International Credit Mobility, ICM (KA107): Relevance of the strategy Quality of the cooperation arrangements Quality of the activity design and implementation Impact and dissemination.
  • Quais são os critérios de avaliação das candidaturas?
    Para todos os tipos de projetos, exceto o KA103, o KA107 e o KA116: Relevância do projeto Qualidade da conceção e implementação do projeto Impacto e disseminação Para as Parcerias Estratégicas, além dos anteriores: Qualidade da equipa de projeto e dos mecanismos de cooperação Para o International Credit Mobility, ICM (KA107): Qualidade da estratégia Qualidade dos arranjos de cooperação Qualidade da conceção e implementação das atividades Impacto e disseminação.
  • O que acontece às candidaturas aprovadas?
    O ciclo de vida dos projetos inclui: contratualização; pré-financiamento pela AN (exceto em situações particulares); implementação do projeto pelo beneficiário e monitorização pela AN (pode incluir relatórios intercalares e segundos adiantamentos); apresentação de relatório final pelo beneficiário e sua análise pela AN: acerto final de contas. Eventuais verificações e auditorias.
  • What happens to approved applications?
    The project life cycle includes: contracting; pre-financing by the NA (except under certain circumstances); implementation of the project by the beneficiary; monitoring by the NA (this may include interim reports and second pre-financing); submission of a final report by the beneficiary and its analysis by the NA: final financial statement. potential checks and audits.
  • In which projects may pupils, trainees, students and learners participate?"
    Individual mobility projects for Higher Education (KA103 and KA107) Individual mobility projects for Vocational Education and Training (KA102) Strategic partnerships
  • Em que projetos podem participar alunos, formandos, estudantes, aprendentes?"
    Projetos de mobilidade individual para o Ensino Superior (KA103 e KA107) Projetos de mobilidade individual para o Ensino e Formação Profissional (KA102) Parcerias estratégicas
  • What is an European Development Plan?
    The EDP is a description of the needs identified by the institution regarding quality and internationalisation, as well as the strategy proposed to address these needs. In this context, the EDP explains the reasons that lead to the selection of the proposed training activities, incorporating them into a long-term development plan for the organization. The EDP indicates how the entity will integrate the experiences and skills acquired by the participants and the expected impact on staff, learners and the organisation. The objective is to guarantee that the proposed activities are suitable for the institution. The EDP is part of the application process for KA101, 102 and 104, but does not relate to applications by accredited entities (KA103, KA107 and KA116). If in doubt about the meaning of codes, consult the FAQ – What are the Actions managed by the Portuguese National Agency for Education and Training? – or the ongoing list under General Documentation.
  • O que é um Plano de Desenvolvimento Europeu?
    O PDE é uma descrição das necessidades identificadas pela instituição a que respeita, no que se refere à qualidade e à internacionalização, e da estratégia proposta para as superar. Neste contexto, o PDE explica as razões para a seleção das atividades de formação propostas, inscrevendo-as num plano de desenvolvimento a longo prazo da organização. O PDE indica de que forma a entidade integrará as experiências e competências adquiridas pelos participantes e o impacto esperado no pessoal, nos aprendentes e na organização. O seu objetivo é garantir que as atividades propostas são relevantes para a instituição. O PDE faz parte das candidaturas à KA101, 102 e 104, não se aplicando a candidaturas de entidades acreditadas (KA103, KA107 e KA116). Em caso de dúvidas sobre o significado dos códigos, consulte a FAQ - Quais são as Ações geridas pela Agência Nacional Portuguesa para a Educação e Formação? - ou a lista constante em Documentação Geral.
  • Que tipo de atividades de mobilidade no estrangeiro podem ser realizadas no âmbito de um projeto da KA1?
    Os tipos de atividades financiadas dependem do setor. De um modo geral: O pessoal pode fazer: No Ensino Escolar: missões de ensino, jobshadwing, cursos estruturados e eventos de formação. No Ensino e Formação Profissional: missões de ensino ou formação, períodos de experiência laboral e jobshadwing. No Ensino Superior: períodos de ensino, jobshadowing e eventos de formação excluíndo conferências. Na Educação de Adultos: missões de ensino ou formação, jobshadwing, cursos estruturados e eventos de formação. Os estudantes / formandos podem fazer: No Ensino Superior: períodos de estudos e estágios. No Ensino e Formação Profissional: períodos em prestadores de Ensino e Formação Profissional e em empresas, de curta e de longa duração.
  • What type of mobility activities abroad can be carried out through a KA1 project?
    The types of funded activities depend on the sector. In general: Staff may undertake: In School Education: teaching assignments, job shadowing, structured courses and training events. For Vocational Education and Training: teaching or training assignments, work placement and job shadowing. For Higher Education: teaching periods, job shadowing and training events excluding conferences. For Adult Education: teaching or training assignments, job shadowing, structured courses and training events. Students / trainees may undertake: In Higher Education, study and traineeship periods. In Vocational Education and Training, mobility in VET and companies; these periods may be of short or long term.
  • Que tipos de Parcerias Estratégicas existem?
    Existem dois tipos fundamentais de Parcerias Estratégicas: Parcerias Estratégicas de apoio à Inovação, que podem ter enfoque em qualquer dos setores; Parcerias Estratégicas de apoio ao Intercâmbio de Boas Práticas, que podem visar predominantemente o Ensino Escolar, o Ensino e Formação Profissional e a Educação de Adultos, mas não o Ensino Superior. No setor do Ensino Escolar existe, ainda, um tipo específico de Parcerias Estratégicas de apoio ao Intercâmbio de Boas Práticas: Parcerias de Intercâmbio Escolar
  • Which types of strategic partnerships exist?
    There are two types of strategic partnerships: to support innovation, which may focus on any sector; to support exchange of good practices, which may target mainly the School Education, Vocational Education and Training, and Adult Education, but not Higher Education. In School Education, there is a specific type of strategic partnership supporting the exchange of good practices School Exchange Partnerships
  • Que atividades podem ser desenvolvidas no âmbito das Parcerias Estratégicas?
    Para além das atividades gerais de cooperação as Parcerias podem, também, desenvolver Atividades de Aprendizagem, Ensino e Formação.
  • What activities can be developed in the area of strategic partnerships?
    In addition to general cooperation activities, partnerships may also develop Learning, Teaching and Training activities.

Eventos

COIMBRA | 20 DE JANEIRO

Ação de Divulgação: Universidades Europeias – Partilha de Boas Práticas de Candidatura

Assista à versão integral do evento

DESENVOLVIMENTO

A Comissão europeia disponibilizou recentemente 3 novos documentos que pretendem reforçar a estratégia europeia sobre o tema das Universidades Europeias:

  • Proposal for Council Recommendation on building bridges for effective European Higher Education Cooperation; Consulte
     

  • Communication from the Commission to the European Parliament, the Council, the European Economic and Social Committee and the Committee of the Regions on a European Strategy for Universities; Consulte
     

  • Commission Staff Working Document (acompanha os documentos anteriores). Consulte

 

 

 

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, enviou uma comunicação a todas as IES nacionais salientando:

  1. Necessidade de debater o tema com as IES na Europa e da elaboração imediata de um “Roadmap”, com metas de curto-prazo (5 anos) e médio-prazo (10 anos), preservando e valorizando a autonomia institucional e a autonomia dos sistemas nacionais de Ensino Superior, assim como definindo os termos para o financiamento adequado das “Universidades Europeias”:

    • Urgente: considerar o apoio e a valorização específica de “jovens investigadores/docentes” no âmbito das “Universidades Europeias”, incluindo a realização de uma conferencia a nível Europeu para debater o impacto da COVID-19 em “jovens investigadores/docentes”.​

    • Curto prazo, até 2026: garantir alguns casos de estudo e projetos piloto de “Universidades Europeias”, necessariamente diversificados a nível institucional e regional, que poderiam ser utilizados como exemplos e “casos de estudo” para estimular e mobilizar a iniciativa em toda a Europa e de forma inclusiva;

    • Médio prazo, 2030: tentar que todas as “Universidades Europeias” a serem aprovadas pela CE possam vir a adotar e valorizar as medidas a tomar no contexto Europeu, com o financiamento adequado.
       

  2. Ao nível do Conteúdo a adotar na Recomendação em discussão sobre as redes de “Universidades Europeias":
     

    • Dar ênfase ao desenvolvimento potencial de um NOVO estatuto legal para as “Universidades Europeias”, sobretudo com base na experiência europeia das instituições intergovernamentais, como o CERN; EMBL; ou o INL;
      Em particular a experiência do INL pode ser muito útil na preparação de uma estatuto legal novo para as “Universidades Europeias”, incluindo regimes próprios de contratação e fiscal, assim como de aquisições. Terá necessariamente de ser aprovado ao nível dos parlamentos de todos os Estados Membros participantes em cada rede de .

    • Dar ênfase a estratégias baseadas em processos “student-centered, research- and innovation-driven approaches”, com crescente integração das atividade de I&D e inovação no ensino superior, envolvendo estudantes e docentes/Investigadores com atores externos, a administração publica e empresas, assim como valorizando a relação com projetos e iniciativas apoiadas pelo Programa Horizonte Europa e garantindo uma estratégia inclusiva e integradora de instituições distintas, preservando a diversidade e autonomia institucional.
       

  3. Ao nível do Processo a adotar na Recomendação em discussão sobre as redes de “Universidades Europeias”:

    • O Processo deve ser Gradual, preservando e valorizando a autonomia e diversidade institucional e dos sistemas nacionais de Ensino Superior;

    • A definição da oferta de Graus versus diplomas a nível europeu requer acordos intergovernamentais entre agências nacionais de acreditação e avaliação.

    • A necessidade de garantir estímulos para o desenvolvimento e uso massificado de “EU Student Card” e do “EU Researcher Card”, agora propostos pela Comissão.

 

Nesta comunicação, foram solicitadas contribuições para a elaboração de um relatório que será tido em consideração na apresentação da posição portuguesa no âmbito da discussão da proposta de Recomendações do Conselho acima referida.

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